Dia de Los Muertos

No dia 2 de novembro é comemorado no Brasil e em diversas outras partes do mundo o feriado conhecido como Dia de Finados, cujo nome original é Dia dos Fiéis Defuntos. Neste dia, fiéis seguem para cemitérios para prestar homenagens a seus entes queridos que faleceram e aos mártires de suas nações. A celebração cristã começou no século V, em que a igreja estipulou a data para rezar pelos mortos que ninguém rezava ou se lembrava. Entretanto, a tradição de orar e prestar homenagem aos mortos é bem mais antiga, desde a cultura celta, na qual os druídas visitavam as familias em suas casas no primeiro dia de novembro para homenagear aqueles que não estão mais entre nós.

dia-de-finados-450x320

Na maior parte do mundo, o dia de finados é celebrado de forma simples, muitas vezes com um ar de tristeza e lamento. Porém, no México, este é um dia de celebrar. O Dia de Los Muertos (Dia dos Mortos) é uma grande festa que começa no dia 31 de outubro, na forma da celebração cristã, e segue para uma série de eventos baseados nas origens indígenas do país. Há relatos históricos que dizem que Astecas, Maias, entre outras civilizações pré-espanholas já comemoravam este dia, e hoje em dia ele é largamente celebrado em países da américa central e regiões com muitos espanhóis nos Estados Unidos. A festa foi inclusive considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

La-Catrina-5

Comemorado no nono mês do calendário Asteca, o festival de celebração dos mortos durava um mês inteiro, e as festividades tinham como principal referência a deusa Mictecacíhuatl, a Dama da Morte. Hoje em dia, ela é referenciada a figura de La Catrina de los Toletes, ou mais conhecida apenas como La Catrina. A personagem de José Guadalupe Posada era uma versão humorística de uma mulher de alta classe do méxico, criada para mostrar que, frente a morte, não há diferenças sociais. A Dama da Morte também é esposa de Mictlantecuhtli, Senhor do Reino dos Mortos. As festividades são dedicadas principalmente aos parentes falecidos e as crianças.

0cavmortos

A lenda diz que durante os dias 1 e 2 de novembro, os mortos tem permissão de visitar seus parentes, por isso as casas são decoradas com flores, velas e incensos. As casas também preparam as refeições preferidas de seus entes queridos, para que sejam recebidos com toda a pompa que merecem. Nas ruas, há muita festa, música e danças, uma vez que a tradição mexicana diz que esta é uma data de celebração, pois estarão reunidos com aqueles que já partiram. Para que não se sintam deslocados, os mortos são recebidos por pessoas com fantasias de morte, além das tradicionais máscaras e pinturas de caveira.

Crédito: Fox Filmes/Divulgação. Imagens da animação Festa no céu
Crédito: Fox Filmes/Divulgação. Imagens da animação Festa no céu

No ano de 2014, o diretor Guilhermo del Toro fez uma animação baseada nas festividades mexicanas, chamada Festa no Céu. O filme tem toda a ambientação remetendo as clássicas pinturas, e conta uma história emocionante envolvendo os eventos do feriado. É uma excelente opção para você conhecer o visual da festividade, de uma forma bem divertida! Em 2017, a Disney lançará o longa Coco, com a mesma temática.

Por hoje é só, espero que tenham gostado!

Alvaro Ramos

30 anos, marido da Sah e co-fundador do Sahssaricando. Gosta de tudo relacionado ao mundo Geek, RPG e muito Metal!

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *