Está em cartaz nos cinemas o filme Goosebumps: Monstros e Arrepios, uma adaptação do seriado dos anos 90 que era transmitido no canal FOX Kids, baseados nas obras do autor R. L. Stine. Nós conferimos e hoje te falamos os motivos pelos quais você deve ir assistir.
Goosebumps é uma série de 60 livros de terror-juvenil que acabou virando um seriado de muito sucesso para a televisão. As histórias eram baseadas nos contos de R.L Stine onde o próprio fazia a abertura do programa. A cada episódio, assim como nos livros, os protagonistas mudavam e os monstros também. Para adaptar para o cinema a produção se concentrou em criar um protagonista que fosse a representação de R. L. Stine, interpretado por JackBlack, e a história reúne as melhores criaturas já criadas pelo autor.
Na trama, um garoto chamado Zach acaba de se mudar para uma cidade pequena com sua mãe. Logo no primeiro dia na casa nova o garoto conhece Hannah, sua vizinha que vive com o pai. Coisas estranhas acontecem na casa da garota e após ouvir gritos e discussões, Zach invade a residência pois acha o pai da garota muito suspeito e acidentalmente abre um dos livros da prateleria do pai de Hannah.
Daí ele e seu amigo de escola, que o acompanhava, descobrem que o pai de Hannar é o autor de contos infantis R. L. Stine e que todos os livros que ele escrevia tinha alguma espécie de monstro ou criatura assombrosa. Após a abertura dos livros, os garotos junto a Hannah e seu pai começam uma aventura para consertar o erro e impedir que esses monstros acabem com a cidade.
Com boa dose de humor, o filme é uma boa pedida para quem procura uma sessão divertida. Várias vezes o autor foi homenageado enquanto suas obras estampavam a tela, e Jack Black não poderia ser mais engraçado e carismático interpretando uma versão rabugenta do autor. As piadas são bem dosadas e feitas propriamente para a criançada de hoje. Referências a Stephen King também aparecem no longa, criando uma “rivalidade” marota que um autor teria para com o outro.
O filme cumpre com o objetivo de entretenimento, e parte para a proposta de apresentar de uma nova maneira algo muito aclamado no passado, quando o gênero de livros e filmes de Terror eram nada mais que histórias assustadoras contadas em volta de uma lareira a noite. Como esse é o segundo filme em cartaz esse mês que assisti com uma proposta diferente do gênero, acredito que os produtores de filmes cansaram de fazer somente filmes de entidades malignas e dilacerações (comentei isso no post em que falo sobre a Colina Escarlate). Reviver criaturas clássicas como o Lobisomem e o Abominável Homens das Neves foi uma das melhores sacadas do filme, trazendo a possibilidade de que clássicos não sejam esquecidos pela nova geração.
A recomendação fica explícita as obras do autor, que são um deleite para a mente jovem. O filme só consegue pincelar de forma descontraída e dar a oportunidade ao telespectador de buscar conhecer os livros, fugindo do padrão de adaptar livros para cinema.
Acredito que muitos vão achar que é um filme bobo, não dá medo ou deixa algo no suspense. É uma aventura de crianças própria para Sessão da Tarde, e que tira boas risadas do público. Então é correr por cinema e aproveitar com um belo balde de pipoca.
Bom Halloween!
Leave a Comment