Sessão Pipoca para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para passar um tempo em família. E uma das formas mais legais é juntar todo mundo na sala e ver um filme. Para aproveitar o dia, fizemos uma lista com os filmes mais queridos da equipe, para que você possa fazer uma sessão nostálgica que te retorne a sua infância e ainda possa apresentar para as novas gerações estas jóias da sétima arte.

Goonies

dia das crianças goonies

Um dos filmes mais famosos da infância nos anos 80, o longa estreou em junho de 1985 nos Estados Unidos, completando 30 anos em 2015. Produzido por Steven Spielberg (ET, Jurassic Park), o filme ainda conta com o talento de Chris Columbus (Esqueceram de Mim e os dois primeiros filmes da saga Harry Potter) no roteiro e Richard Donner (Máquina Mortifera e Superman de 1978) na direção. A história conta sobre um grupo de amigos que encontra um mapa do tesouro, que originalmente pertenceu ao terrível Willy Caolho. Os jovens, que se intitulam os “novos goonies” são compostos pelos irmãos Mikey e Brand Walsh (respectivamente Sean Astin e Josh Brolin), Gordo (Jeff Cohen), Bocão (Corey Feldman), Dado (Ke Huy Quan), além das garotas Andy Carmichael (Kerri Green) e Stef Steinbrenner (Martha Plimpton). Em sua busca pelo tesouro escondido, eles acabam entrando na vida da familia Fratelli, um grupo de mafiosos com planos obscuros. Uma das cenas mais marcantes da família é quando eles capturam Gordo e tentam colocar sua mão dentro de um liquidificador. A reação de Corey Feldman é verdadeira, pois o garoto realmente achava que teria seus dedos colocados dentro do aparelho. A família Fratelli é composta por Mama Fratelli (Anne Ramsey, que faleceu em 1988, apenas com 59 anos), Jake Fratelli (Robert Davi), Francis Fratelli (Joe Pantoliano). Além deles, um outro irmão é guardado em sigilo por ser deformado, e ele acaba se virando contra sua abusiva família e sendo extremamente importante para os garotos. Seu nome é Lotney Fratelli (John Matuszak), mas ele é mais conhecido por seu apelido: Sloth. Considerado por muitos o grande herói da história, Sloth tem diversas cenas icônicas, como quando rasga sua camisa e mostra o simbolo do Super Homem ou com sua famosa frase “Sloth quer chocolate”. Goonies tem tudo que uma criança pode querer de um filme: Ação, aventura, piratas, armadilhas, em resumo, um filme que é prato cheio para a família. A trilha sonora foi feita por Dave Grusin (A Primeira Noite de um Homem, Quando o Amor Acontece), e a música tema do filme foi feita por Cindy Lauper. O sucesso da música foi tamanho que a carreira de Cindy Lauper acabou se abalando. Com o excesso de pedidos, ela acabou começando a recusar-se a tocar a música, Em 1987 ela decidiu que não mais tocaria o tema, e apenas em 2004 ela revogou sua afirmação e cantou novamente a canção.

O Barco de Willy Caolho, chamado Inferno,  foi construído em tamanho real para o filme, e nenhum dos garotos do elenco pode vê-lo antes da gravação, para garantir o efeito de espanto quando eles viram a gigante embarcação repleta de ouro e jóias. Na época, não houve interesse em comprar o barco após as gravações, e infelizmente o navio acabou sendo destruído.

Goonies teve 3 jogos para video-games, sendo que apenas o primeiro tinha relações com o filme, e o terceiro foi lançado apenas para Comodore 64 e Apple 2, um videogame da gigante de tecnologia que foi considerado um fracasso comercial.

Fievel, Um Conto Americano

dia das crianças fivel um conto americano

Uma de minhas paixões pessoais, Fievel é uma animação de 1986, e conta a história da família Ratinhoskewitz, uma família judia de origem russa, cujo maior sonho é ingressar nos Estados Unidos. Quando estão chegando no país, o jovem Fievel acaba se afastando de sua família e cai no mar, começando a procurar por eles no momento em que chega aos EUA. Ele acaba sua jornada em Nova York, que de acordo com seu pai é a Terra da Liberdade, porém encontrará muitas dificuldades até se encontrar com seus parentes. O grande vilão é o gato Tigre, uma temivel fera que acaba se mostrando não tão vilão assim, terminando por auxiliar o ratinho em sua busca e se tornando um grande amigo de Fievel. O animador Don Bluth (Em Busca do Vale Encantado, Anastácia) foi o diretor do longa, que foi responsável pela idéia de que os animais vivem em uma espécie de “sociedade secreta” escondida dos seres humanos. A idéia inicial do conto era de que fosse um mundo habitado apenas por animais, como as animações da disney. A visão inicial de Spielberg era de que a animação fosse um musical, deixando a trilha e as composições sob a tutela de James Horner, conhecido por suas obras cinematográficas em Star Trek, Aliens e Cocoon. Foi decido que uma das canções seria escrita especialmente para Linda Ronstad, uma cantora pop americana que na época era namorada de George Lucas, grande amigo de Spielberg e criador de Star Wars. A música tinha como título “Somewhere Out There”, e foi o tema de encerramento do filme. O sucesso da música foi tão grande que acabou faturando um Grammy para Linda.

O filme foi criado pela Ambling Entertainment, produtora de Steven Spielberg responsável por diversos clássicos como Uma Cilada para Roger Rabbit?Tiny Toons Animaniacs.

Karatê Kid

dia das crianças karate kid 2

 

O filme que imortalizou Pat Morita como o ícone dos anos 80 Sr. Miyagi é o próximo da lista. Karate Kid – A Hora da Verdade é um filme de 1984 que mistura drama com artes marciais. O filme dirigido por John G. Avildsen (Rocky, Conta Comigo) e com roteiro de Robert Mark Kamen (O Quinto Elemento, Máquina Mortífera 3) é uma releitura do estilo cinematográfico de “Underdog”  ou “Vira-Lata”. Conta uma história de superação, em que o protagonista não parece desde o principio ser capaz de vencer seus desafios, mas acaba virando o jogo e obtendo sucesso. Neste caso, conhecemos Daniel Larusso, um jovem atormentado pelos valentões de sua escola. Tudo começa quando o garoto resolve paquerar uma de suas novas colegas, o que faz com que o ex-namorado dela venha com tudo para Daniel. O problema é que o garoto e sua gangue fazem parte de uma academia terrível de Karatê, conhecida como Cobra Kai. A caracterização dos personagens da gangue é o mais anos 80 possível, desde os cabelos e roupas até a atitude. Durante um ataque dos “malvados”, o garoto é salvo por um senhor japonês que se apresenta como Senhor Miyagi. Após ser salvo, ele convence o ancião a lhe ensinar suas técnicas de karate, que acabam por fim sendo mais lições de vida do que de artes marciais. O ator que interpreta Daniel-San é Ralph Macchio, que apesar de ter diversos outros papeis em filmes, ficou imortalizado pelo personagem. Já o Senhor Miyagi é interpretado pelo ator Noriyuki “Pat” Morita. Uma curiosidade é que o ator aos dois anos de idade desenvolveu tuberculose espinhal, e passou diversos anos em hospitais onde foi dito que ele nunca poderia andar. Apenas com 11 anos de idade Morita passou por um procedimento cirúrgico no qual quatro vértebras foram ligadas a sua coluna. Nesta época, por conta da segunda guerra mundial, sua família estava presa em um campo de concentração para Nipo-Americanos. Nesta época ele fez amizade com um padre católico que foi inspiração para seu nome artístico (Pat). Suas sequências não tiveram o mesmo exito que o primeiro filme, que até hoje é considerado um um dos melhores filmes com a temática High School, que trata de filmes com adolescentes. A cena do golpe final de Daniel San, bem como a aceitação do garoto malvado é uma prova de que filmes com uma mensagem positiva como a superação ainda são sensacionais.

História Sem Fim

dia das crianças historia sem fim 2

Baseado no romance homônimo de Michael Ende, História Sem Fim é um dos filmes mais importantes da década de 80. Lançado em 1984, o épico germano-americano foi o mais caro filme feito fora dos EUA e da URSS. O longa foi o primeiro filme dirigido por Wolfgang Petersen (que posteriormente dirigiu Mar em Fúria e Tróia) em inglês. A história gira em torno de Bastian, um garoto sonhador que usa a imaginação para fugir das tristezas que o cercam, como provas de matemática, brigas e a recente perda de sua mãe. Um dia, após fugir de uma briga com garotos da escola, ele se refugia em uma livraria, onde conhece um livro chamado História sem Fim. Durante a leitura, ele acaba entrando em um mundo chamado Fantasia, e acompanha a saga de Atreyu, um jovem e valente guerreiro que tem a missão de encontrar a cura para a doença que a Imperatriz de Fantasia está sofrendo, que é fatal e está consumindo o próprio mundo junto de sua imperatriz. Para auxiliar a jornada do jovem guerreiro, a Imperatriz entrega uma poderosa jóia chamada Auryn. O original usado no filme foi adquirido por Steven Spielberg, que o mantém em seu próprio quarto. Um dos maiores aliados de Atreyu em sua jornada é o dragão da sorte, conhecido como Falcor. Um fato interessante sobre o filme é que o dragão foi montado no tamanho real que o personagem teria, 43 metros de comprimento. Também foram usadas mais de 6.000 escamas. Apenas a cabeça de Falcor tem 3×3 metros, tornando-o um dos maiores bonecos animatrônicos da história do cinema. O boneco está em exposição no Bavaria Film Studios, e os visitantes podem montar e tirar fotos com ele. O filme também conta com diversas aparições de personagens clássicos do cinema, como Yoda, Mickey, entre outros.

Os Batutinhas

dia das crianças os batutinhas 2

Outro filme sobre um grupo de amigos, neste o foco é no grupo de amigos, e diferente de Goonies, é mais fofo e bonitinho do que repleto de ação. Escrito por Paul Guay e Stephen Mazur (ambos de O Mentiroso e Doce Trapaça), além de Penelope Spheeris (Quanto Mais Idiota Melhor, Família Buscapé), que além de escrever também dirigiu o longa, a história é uma adaptação de um seriado para televisão chamado Our Gang, além de uma série de curta metragens dos anos 20, 30 e 40, e conta a história do grupo de meninos de um bairro que montam o “Clube dos homens que detestam as mulheres”. O presidente do clube é o jovem Spanky (Travis Tedford), que junto garotos Stymie (Kevin Jamal Woods), Froggy (Jordan Warkol), Porky (Zachary Mabry), Buckwheat (Ross Bagley) e Uh-huh (Courtland Mead) decidem que Alfafa (Bug Hall), melhor amigo do presidente deverá dirigir o possante The Blur, carrinho de rolemã do clube no campeonato anual chamado Soap Box Derby. A história é simples e conta a mudança de paradigma dos meninos no momento em que começam a se apaixonar por meninas. Isto é representado na figura de Darla (Brittany Ashton Holmes), interesse amoroso de Alfafa que acaba sendo motivo de brigas e intrigas entre os meninos, que não entendem de começo o que está acontecendo com seu amigo. O filme é uma demonstração da inocência infantil nos relacionamentos, além da nostalgia de brincar na rua com seus amigos, e inventar altas aventuras para passar o tempo. O filme é de 1994, e até hoje fãs ainda pedem por uma continuação. O filme, assim como Fievel, foi criado pela Amblin Entertainment.  O Lançamento e distribuição ficaram por conta da Universal Pictures.

O grupo fez inclusive uma foto recente replicando a capa do filme, agora todos adultos. Você pode conferir aqui:

dia das crianças os batutinhas atual

Com isto encerro a lista de hoje, e espero que tenha servido de inspiração para você aproveitar com sua família, amigos e voltar aquela sensação de infância com estes filmes maravilhosos!

Alvaro Ramos

30 anos, marido da Sah e co-fundador do Sahssaricando. Gosta de tudo relacionado ao mundo Geek, RPG e muito Metal!

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *