Eu e o Alvaro fomos convidados pela marca Sakura Nakaya para conferir o Festival do Japão. Esta foi a primeira vez que conferimos o evento, e agora te resumo o que achei de lá.
Imagem de divulgação do evento
O Festival do Japão, como o próprio nome sugere é um evento que reúne vários aspectos da cultura e comportamento oriental, desde músicas, comidas típicas, automóveis, brinquedos e muitas outras coisas. São 3 dias de muitas atividades e divertimento aos amantes da terra oriental, onde é possível aprender e apreciar várias modalidades trazidas pelos imigrantes. Cada ano o festival ganha um tema diferente e este ano a escolha foi feita nos 120 anos de Amizade Brasil-Japão, iniciado no ano de 1908, onde começou o processo migratório dos japoneses para São Paulo no navio Kasato Maru.
A Sakura nos convidou para seu workshop que falava sobre a importância da redução do sódio nos alimentos e também sobre como misturar temperos orientais em pratos brasileiros. É uma marca conhecida pelo seus frascos de molho de soja (Shoyu), que atualmente é um produto muito consumido no Brasil tanto na culinária japonesa (porque a febre do momento é temakeria) quanto em outros alimentos de outras origens. É uma empresa nacional criada pelo imigrante japonês Sr. Suekichi Nakaya, que chegou ao país no início do século XX. A empresa em seu workshop ensinou duas receitas super deliciosas e fáceis, sendo uma delas para o consumidor vegetariano. Falou sobre a importância da redução do sódio e deu dicas de como utilizar os produtos sem adição de sal. Após o workshop recebemos um kit com os principais produtos da marca e um livro de receitas da culinária brasileira que pode utilizar dos temperos orientais. Adoramos essa experiência e vamos testar os produtos com as receitas aqui no blog.
Também conferimos outros estandes e expositores. Além de artigos de cultura oriental encontramos muitos estandes para geeks e otakus. Para quem não conhece a termologia, o Geek é fã de quadrinhos e filmes relacionados a super heróis e ficção científica. Já o Otaku é quem é fã de animes e mangás. Ambos os grupos sofreram com o passar dos anos uma mistura onde o considerado atual “nerd” curte todas essas coisas relacionadas ao entretenimento. Empresas como Copag e Galápagos estavam no festival e vários estandes com jogos, pelúcias e brinquedos variados arrancaram suspiros e desejos consumistas de quem vos escreve. O momento fofura do evento todo foi na loja Komê, que confecciona almofadas e pelúcias com temáticas de comidinhas japonesas. E eu claro que trouxe uma para chamar de minha.
É um evento muito divertido e eclético, atendendo tanto a crianças e jovens com jogos e inovações tecnológicas, quantos aos adultos e pessoas que gostem da cultura tradicional do Japão. Ficamos por pouco tempo no evento, o que foi uma pena porque queria ter aproveitado mais. Mas mesmo assim esse tempo foi ótimo e nos convenceu a voltar ano que vem.
Avaliando alguns comentários positivos que recebi por causa do que publico Snapchat, resolvi começar a guardar todos os snaps que faço em formato de vídeo para passar para o Youtube. Então confere aqui abaixo nosso vídeo sobre o Festival do Japão 2015.
Em breve falaremos mais sobe a Sakura aqui no blog, a quem agradecemos por mais essa nova experiência!
Leave a Comment