O ultimo fim de semana foi muito agitado no centro da cidade de Santos. A prefeitura municipal junto a Secretaria de Turismo trouxeram um festival em comemoração ao café. O 1º Santos Café contou com mais de 35 mil pessoas e obteve quase 100% de aprovação, com exposições, música, brincadeiras e outras atividades envolvendo um dos itens mais produtos de maior valor de exportação da cidade. O evento ocorreu entre os dias 9 a 12 de Julho no Centro Histórico, por vários locais, desde a Bolsa do Café, ao terminal Valongo e a Casa da Frontaria Azulejada e agora mostramos um pouco do que conferimos.
Para quem não sabe, Santos é uma cidade que gira em torno do seu comércio. O café sempre foi muito importante nesse setor, pois Santos era o principal responsável pela exportação do produto, que ajudou imensamente no desenvolvimento do país. A Bolsa Oficial do Café, atualmente Museu do Café, é um imponente edifício que mantem-se inteiro até hoje, e mostra a riqueza e a importância dessa iguaria em nosso país, situado no Centro Histórico, conhecido como o Centro de Santos, onde concentra uma grande atividade de lojas.
As mais de 40 atrações do festival tiveram grande presença de público. No espaço kids, as crianças se divertiram com brinquedos, desenhos para colorir, maquiagem infantil e os passeios do Bonde Brincar. Os walking tours conduziram os visitantes para um delicioso passeio pelas ruas e construções que sofreram impacto direto do desenvolvimento do ciclo do café na cidade. Na Casa da Frontaria Azuleijada, diversos artesãos puderam mostrar seus trabalhos, enquanto stands de degustação de café davam um gostinho especial ao passeio. Enquanto isso, em outros pontos do Centro Histórico aconteciam intervenções culturais de teatro, música e workshops de Baristas profissionais.
O legal de festivais realizados aqui em Santos é a participação da categoria artística onde muitos músicos, atores, pintores e outros talentos vão para as ruas realizar intervenções condizentes com a temática oferecida. Santos detém de uma gama cultural forte, e não falo somente da que estoura na mídia (Charlie Brown é um exemplo), mas grandes compositores, músicos, atores, poetas e outros ou nasceram aqui ou foram criados aqui na cidade e levaram Brasil afora seus trabalhos. A cidade tem mais de 20 eventos culturais fixos por ano, fora todos os projetos que são aprovados e que acabam virando entretenimento garantido de turistas e moradores. Resumindo: mesmo para quem mora aqui sempre existe algum roteiro turístico novo para se fazer, ou refazer um roteiro já conhecido com um novo olhar.
Ainda não divulgaram a nota oficial sobre uma sequência do evento, mas acredito que pela satisfação que gerou aos visitantes podemos esperar uma segunda edição no próximo ano. No Snapchat (sahssaricando) gravamos um mini vlog do ultimo dia (domingo) e pretendemos falar sobre a Bolsa do Café com mais propriedade em futuras postagens pois foi o que mais pediram pelas mensagens do app (e nos deixou muito felizes!).
Para quem está de passagem pela cidade indico esticar o passeio pelo Centro Histórico e conhecer os pontos turísticos, todos recheados de histórias bacanas. E também a andar no bondinho, é um passeio curto e bem divertido. Em breve vamos mostrar mais tudo isso (enquanto isso vai olhar nosso SnapChat antes que apague!!!)
Em breve mais Santos, turismo, passeios aqui na categoria Eu Fui!
Leave a Comment