Dirigido por Belisario Franca (Giros) e idealizado em parceria com Maurício Magalhães (Agência Tudo), o filme traz uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O documentário apresenta nove projetos com propostas bem sucedidas do uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas. Atividades como agricultura, pesca, pecuária e extrativismo são desvendadas sob o respaldo de especialistas, entre eles o economista Sérgio Besserman, a ambientalista Bertha Becker, e o ecologista Virgilio Viana, além do depoimento de amazônidas.
Na foto: Belisario Franca (diretor) e Luca Cerri (diretor de fotografia)
“A Giros busca sempre desenvolver projetos que vão além do entretenimento puro, que tenham também uma causa e uma relevância para a sociedade. Conheci a Amazônia em filmes que rodamos anteriormente e percebi que no Brasil falamos apenas dos problemas de degradação da floresta” – Belisario Franca.
+ Mercado brasileiro aproveita época de Copa para promover a Moda Nacional
Através da parceria com a Agência Tudo, os projetos que aparecem na tela foram selecionados e apurados cuidadosamente durante quase dois anos. O trabalho de seleção buscou equilibrar prós e contras dos projetos, deixando fluir as discussões em torno da questão ambiental que os envolve.
“Era preciso estressar o argumento até que ele estivesse perfeito. E eu tenho orgulho de dizer que nós chegamos, quando entendemos que deveríamos mostrar cases bem-sucedidos, nos mais diversos segmentos, e que podem ser reproduzidos em escala.” Com tanto pessimismo por aí, o filme é uma janela para uma reversão que ainda é possível. É um filme questionador, mas com positividade. Sim, é possível ter uma economia pulsante e vibrante e totalmente legal. É uma questão de atitude” – Maurício Magalhães.
Amazônia Eterna foi filmado em 16 semanas, divididas em três etapas de produção, no ano de 2011. A equipe foi formada por mais de 60 pessoas, entre pesquisadores, produtores, roteiristas, cinegrafistas, assistentes, entre outros. O roteiro de Bianca Lenti, Yan Motta e Belisario Franca contou com o intenso processo de pesquisa realizado por Paula Gago e Francisco Frondizi. A direção de fotografia é de Gustavo Hadba-ABC e de Lula Cerri, a produção de Maria Carneiro da Cunha e a produção executiva de Mariana Vianna.
Entre os cinco estados que serviram de locação para o documentário – Amazônia, Pará, Mato Grosso, Amapá e Rio de Janeiro – mais de 15 cidades foram filmadas. Os desafios de filmar na maior floresta tropical do mundo se fizeram presentes. Como a equipe já conhecia o local e foram feitas viagens de pré-produção, contratempos como a dificuldade de deslocamento, acomodações precárias e convivência com animais foram superadas.
O filme estréia no dia 5 de Junho, data em que comemora-se o Dia do Meio Ambiente.
Veja abaixo o vídeo oficial do documentário
Fonte e imagens: Agência Febre
Leave a Comment