Um evento conhecido como Síndrome do Desaparecimento de Abelhas (CCD) está colocando em risco de extinção suas espécies. É identificado quando uma colônia é reduzida bruscamente em um período curto, o que acaba destruíndo a colônia. O blog Sahssaricando entrou em contato com o grupo Bee or Not To Be?, organização defensora da causa das abelhas, e obteve informações bem interessantes, que compartilho com vocês agora.
·
A iniciativa da campanha Bee or not to be? é de um grupo de pesquisadores do CETAPIS (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura) , juntamente com a agência 6P Marketing & Propaganda Ltda, ambos do Brasil. Trata-se, de uma iniciativa nacional, mas com amplitude internacional, uma vez que o problema é mundial.
A campanha foi lançada em Outubro de 2013, durante o Congresso Internacional da Apimondia em KIEV/Ucrânia.
A campanha conta com alguns apoios imprescindíveis: CBA (Confederação Brasileira de Apicultura), Apimondia (Associação Internaciola de Apicultura), a FILAPI (Federação Iberolatinoamericana de Apicultura), e a Abemel (Associação dos Exportadores de Mel do Brasil).
A campanha tem claros objetivos: primeiramente conscientizar nossa sociedade sobre a importância das abelhas, apliando sua visão, normalmente restrita às atividades de produção dos subprodutos apícolas, como o mel, cera, própolis, geleia real e veneno; queremos enfatizar que as abelhas, como principais insetos polinizadores da natureza (e são mais de 25mil espécies no mundo), exercem grande relevância nas atividades agrícolas pela polinização de mais de 70% da culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores de nossa biodiversidade; assim, além de contribuírem para a geração de alimentos, contribuem também para a revitalização de nossa flora, e, consequentemente, para a geração de oxigênio no planeta; queremos fazer um convite propositivo à sociedade para que entendam a importância das abelhas e que cuidem em preservá-la. A campanha quer também dar clareza a nossa sociedade e suas lideranças de que a apicultura vem enfrentando seu maior desafio, que é o Fenômeno do Desaparecimento das Abelhas, e o que isto pode trazer como consequência. Este problema, por ter razões amplas, é ainda bastante controverso no meio científico, mas suas causas aparentes indicam forte responsabilidade sobre as ações do homem em sua relação com a natureza, e terão grandes consequências sobre a oferta de alimentos no futuro.
A petição será o instrumento que os permitirá ter voz ativa junto ao governo, seus representantes políticos e empresariais, e à sociedade civil organizada. A pretensão é apresentar os resultados deste apoio a organismos como o Ministério da Agricultura (MAPA), Ministério da Ciência e Tecnologia, Ibama, a nossos congressistas e à mídia em geral, pressionando-os para que tomem partido a favor deste problema, que segue, no Brasil, sem grandes atenções. Também é intenção do grupo ampliar uma articulação internacional, que possa dar visibilidade a um problema que poderá afetar uma grande parcela das populações no mundo. Ressalte-se que esta é a primeira campanha na América Latina a ter este propósito e esta iniciativa.
Resumidamente, os objetivos do projeto são:
1) conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o homem e o meio ambiente;
2) mobilizar as lideranças para uma atitude imediata de apoio a ações que investiguem, identifiquem e combatam rapidamente as causas do desaparecimento das abelhas ou CCD;
3) lançar um documento formal de apoio à causa das abelhas. a petição pela proteção às abelhas , que pode ser assinada pelo site ( www.semabelhasemalimento.com.br )
4) posicionar a atividade da apicultura e da meliponicultura como um elo fundamental da cadeia produtiva agrícola, e que a aplicação dos conceitos de sustentabilidade no campo passam pelo respeitoaos seus principais polinizadores.
5) levar conceitos propositivos de como o cidadão pode interagir e ajudar a proteger as abelhas;
Embora todas as espécies de abelha sejam afetadas com o fenômeno, quanto a vulnerabilidade das espécies, não existe uma pesquisa que responda quais das abelhas são mais ou menos vulneráveis aos efeitos da Síndrome do Colapso da Colônia ou Desaparecimento das abelhas ( CCD – Colony Colapse Desorder). No entanto, devido ao efeito sinérgico das distintas causas ( doenças, vírus, bactérias, fungos, ácaros, desnutrição, stress , manejo inadequado etc.,) as abelhas estão se tornando mais sensíveis e menos resistentes aos agentes causadores, sucumbindo com mais facilidade.
No Brasil não há um estudo conclusivo a respeito das causas deste problema, mas os efeitos do ação dos defensivos tem sido uma constante nos casos reportados;
· Em Março de 2014, a organização da campanha “Bee or not to be?” lançou um aplicativo para o registro de mortes e perdas expressivas de abelhas em apiários. Trata-se da primeira plataforma online para o registro das ocorrências de desaparecimento ou perdas de abelhas por geolocalização.
Com esta ferramenta apicultores e pesquisadores em todo o mundo poderão documentar e divulgar as ocorrências deste fenômeno, provendo informações importantes sobre a intensidade e os locais das ocorrências, apontar suas causas e prejuízos gerados, dando a todos a real dimensão do problema.
Este é um aplicativo de fácil utilização e seguro, que pode ser acessado em qualquer computador, smartphone ou tablet, e é apresentado nos idiomas português, inglês e espanhol.
No Brasil, em particular, não há um protocolo de orientação ao apicultor sobre como ele deve proceder quando ocorre um problema em seu apiário. Esta plataforma colaborativa pretende ser um canal primário para que a ocorrência possa ser documentada, e que gere informações técnicas e científicas importantes para a avaliação do problema.
Ajude a alcançar mais pessoas, compartilhando este texto, o site e convidando para assinarem a petição. Curtam a Fan Page e fiquem por dentro de todas as ações em prol das abelhas.
Leave a Comment