A 87ª edição do Academy Awards, mais conhecido como Oscar acabou a alguns instantes, e foi impressionante! Repleto de apresentações sensacionais e com filmes emocionantes, o evento encerrou entregando mais de 25 estatuetas.
Apesar de sua primeira edição ter sido realizada em 1929, foi apenas no ano 1953 que a premiação foi transmitida para a televisão. Atualmente, o Oscar é passado em mais de 200 países, sendo um dos maiores eventos televisionados do mundo. A cerimônia é realizada no Teatro Kodak, em Los Angeles, e os prêmios, oficialmente chamados “Prêmios de Mérito da Academia”, estão entre os mais cobiçados no mundo da dramaturgia. Entre os maiores premiados, estão os filmes Titanic (14 premiações), Ben Hur (12 premiações) e Senhor dos Anéis: O retorno do rei (11 premiações). Já as pessoas premiadas, encabeça a lista Walt Disney, com nada menos que 22 premiações e 59 indicações e Meryl Streep com 19 indicações e 3 estatuetas.
A premiação deste ano contou com o talento, humor e carisma de Neil Patrick Harris. O artista é a própria definição de showbiz, entendendo muito de espetáculos e apresentações musicais Neil animou a festa com um humor cativante e recatado e números musicais mirabolantes. O ator é conhecido pelo seu último papel na televisão como o personagem mulherengo e sedutor Barney da série de comédia-americana How I Met Your Mother.
Neil Patrick Harris e seu cônjuge David Burtka
Entre os ganhadores, muitas surpresas para a nossa equipe. Antes da cerimônia começar fizemos um apanhando dos favoritos de todos os colaboradores para definir nossos “favoritos” da noite. Infelizmente não acertamos quase NADA mas também não ficamos decepcionados com os escolhidos. Veja abaixo quem ganhou e quem arrasou na noite.
Melhor Ator Coadjuvante : J. K. Simmons por Whiplash
A atuação de J. K Simmons como o mestre do jazz Terence Fletcher lhe rendeu a estatueta. Ele interpreta um abusivo maestro de um dos melhores conservatórios dos Estados Unidos que faz com que o jovem Andrew, interpretado por Miles Teller transforme seu sonho de ser um exímio baterista em uma obsessão a ser conquistada não importa o preço.
Melhor Atriz Coadjuvante e o Melhor Discurso do Oscar : Patricia Arquette
Patricia Arquette interpreta interpeta a mãe divorciada de Mason, interpretado por Ellar Coltrane, que conta a vida do garoto com uma narrativa de 12 anos de história. O envolvimento do garoto com sua mãe é o tema principal da trama. Muita gente ficou decepcionada pois o filme não teve tanta relevência para a Academia, por sorte o talento de Patricia não passou desapercebido. Em seu discurso, a atriz fala sobre a igualdade de gênero, onde a mulher deve ser mais valorizada e melhor remunerada em seus ofícios. “É a nossa vez de ter igualdade salarial de uma vez por todas e igualdade de direitos para as mulheres nos EUA.” Ela também agradeceu a todas as mulheres que deram a luz a uma criança, conotando a importância da mulher no sociedade e construção da humanidade. Veja o discurso completo no vídeo abaixo (em inglês):
https://www.youtube.com/watch?v=Xw-GXJkJ3V8
Melhor Canção : Glory do filme Selma
A música composta e interpretada por Common e John Legend foi apresentada de forma emocionante na premiação. Ela faz parte da trilha sonora do filme Selma que conta a história de Martin Luther King, que foi assassinado apenas quatro dias antes da cerimônia do Oscar de 1965. Após 50 anos o longa mostra a trajetória do pastor em nome da igualdade e direitos humanos. O nome Selma veio da cidade que Martin e seus seguidores atravessaram para chegar até Montgomery.
Melhor Animação : Operação Big Hero
A Disney é imbatível! Mesmo com aquilo que consideramos “normal” ela consegue nos surpreender e levar uma premiação grande. De muita gente que conversamos e de muito que lemos na internet, fora ter assistido a maioria das animações da categoria, Operação Big Hero ficou empatado em gosto com Uma Aventura Lego e Como Treinar seu Dragão 2. A proposta do filme é genial! Adaptado de um quadrinho japonês de mesmo nome, a história de Baymax e seus amigos foi mais uma conquista da Marvel nas telonas. Mais uma prova de que os Super-heróis estão em alta e esse é o momento deles.
A Homenagem de 50 anos de Sound of Music
Lady Gaga foi escolhida para interpretar Sound of Music, a musica tema de A Noviça Rebelde. O filme de 1965 interpretado pela atriz Julie Andrews ganha homenagem da cantora acompanhada de violinos e um coral de forma surpreendente e aplaudida de pé ao final da apresentação, recebendo Julie que declara com emoção o quão abençoada era por ter feito parte da produção. Nós vibramos e escolhemos este momento como o melhor da noite!
Melhor Ator : Eddie Redmayne por A Teoria de Tudo
Uma grande revelação da noite foi Eddie Redmayne levando um dos principais prêmios da noite. Há quem diga ter sido decepcionante a escolha da Academia mas em nossa visão a caracterização do ator como Stephen Hawking não deixou a desejar. O filme foi adaptado do romance biográfico escrito pela primeira esposa de Hawking em 2008, que mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes e retrata o seu romance com a aluna de Cambridge, Jane (a própria autora). Com somente 21 anos Hawking descobre uma doença motora degenerativa que complicaria sua vida.
Melhor Atriz : Julianne Moore por Para Sempre Alice
Uma das poucas categorias (na verdade duas) que acertamos! Julianne Moore consagra sua carreira levando uma estatueta para casa. Seja por favoritismo nosso, Julianne é uma atriz impactante e que merece prestígio. Em inúmeras atuações ela mostra que está pronta para a responsabilidade de ser considerada um legado da sétima arte. Ela interpreta na trama a Dra. Alice Howland, uma renomada professora de linguística que aos poucos começa a esquecer certas palavras e se perde pelas ruas de Manhattan. Diagnosticada com Alzheimer e perdendo sua relação com o marido,a doutora resgata laços com sua filha.
Melhor Filme : Birdman
Não diferente do que achávamos, Birdman foi o grande ganhador do Oscar. O filme é muito peculiar e mostra um jeito novo de retratar histórias. É um drama cômico que conta a história de um ator, interpretado por Michael Keaton, que no passado era consagrado por interpretar o super herói Birdman (o equivalente ao sucesso de Iron Man nos cinemas). Quando ele se recusa a fazer uma quarta sequência na pele do herói sua carreira desaba e em busca da fama perdida e também do reconhecimento, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar uma adaptação para a Broadway, só que uma voz em sua cabeça começa a tormenta-lo mudando a perspectiva de vida dele.
Nossa resolução
Deu para notar que nem sempre o que o público pede é aquilo que realmente ganha uma premiação. Além de vários critérios minuciosos serem levados em consideração, e que a maior parte dos telespectadores não conseguiriam discernir sem que aprendessem ou se aprofundassem no mundo do cinema, cada categoria é avaliada de maneira singular. Então é comum nem sempre um titulo ganhar em várias categorias. O que sentimos com a premiação deste ano foi isso, cada um foi reconhecido pelo seu trabalho, e não avaliado como um todo. Pode ser que a Academia faça escolhas chatas ou irrelevantes ao publico geral? Pode ser, mas podemos afirmar que é uma das premiações mais honestas que existe.
A tentativa de conquistar o publico jovem também não é de todo falha, o evento é conhecido por ter seus críticos “caquéticos” que acham que premiações como o Oscar são o prêmio de aposentadoria da vida de alguém, e muitas das vezes rolando aquele preconceito com artistas desconhecidos e novatos em levarem prestígio por seus trabalhos, “tirando o lugar” daquele conhecidíssimo que nunca achega ao pódio (alguém lembra aqui do querido Leo Di Caprio?). Porém, a rapaziada já se tocou dessa façanha, e assim começou não só a prestigiar como a declarar porque acompanham o cinema atual. Entendemos que devemos muito aos atores velha guarda, muitos deles inovaram o cinema e transformaram no que temos acesso hoje em dia, mas assim como tudo é avaliado no contexto da premiação acredito que não se deixam passar desapercebido o fato de entrarem artistas novos na indústria cinematográfica e que já conseguem deixar um marco logo no início de suas carreiras mesmo sem tanta bagagem. Cada suspiro e entonação na voz pode declarar quem é um Melhor Interprete, não é um golpe de sorte mas sim uma avaliação pra lá de detalhada.
Lista completa de ganhadores
Melhor Filme : Birdman
Melhor diretor : Alejandro Gonzáles Iñárritu (“Birdman”)
Melhor Ator : Eddie Redmayne (“A teoria de tudo”)
Melhor Atriz : Julianne Moore (“Para sempre Alice”)
Melhor Ator Coadjuvante : J.K. Simmons (“Whiplash”)
Melhor Atriz Coadjuvante : Patricia Arquette (“Boyhood”)
Melhor roteiro original : Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo (“Birdman”)
Melhor roteiro adaptado :Graham Moore (“O jogo da imitação”)
Melhor documentário : “CitizenFour”
Melhor animação : “Operação Big Hero”
Melhor fotografia : Emmanuel Lubezki (“Birdman”)
Melhor Montagem : Tom Cross (“Whiplash”)
Melhor figurino : Milena Canonero (“O grande hotel Budapeste”)
Melhor maquiagem e cabelo : Frances Hannon e Mark Coulier (“O grande hotel Budapeste”)
Melhor design de produção : “O grande hotel Budapeste”
Melhores efeitos visuais : Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter e Scott Fisher (“Interestelar”)
Melhor canção : “Glory”, de John Stephens e Lonnie Lynn (“Selma”)
Melhor trilha sonora : Alexandre Desplat (“O grande hotel Budapeste”)
Melhor mixagem de som : Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley (“Whiplash”)
Melhor edição de som : Alan Robert Murray e Bub Asman (“Sniper americano”)
Melhor curta-metragem : “The phone call”
Melhor animação curta-metragem : “Feast”
Melhor documentário curta-metragem : “Crisis Hotline: Veterans Press 1”
E você achou justo esse Oscar? Gostou dos premiados??? Conta pra gente e acompanhe para mais notícias!
Leave a Comment