Curta Santos – Festival de Cinema recebe Laura Cardoso , Selton Mello, Supla e Sérgio Mamberti

Fui convidada para prestigiar o festival Curta Santos, evento anual da cidade que se tornou um dos maiores festivais de cinema do país, e contará com vários curta metragens excelentes e a novidade da edição: longas inéditos estreando no festival. Hoje a noite será dado início a essa semana comemorativa ao audio-visual com uma cerimônia para convidados. O Sahssaricando também estará presente e contará tudo o que rolou na abertura do evento para vocês.

“Por: Equipe de comunicação do Curta Santos”
 
Durante 7 dias, realizadores e produtores cinematógraficos de todo o Brasil poderão acompanhar a 10ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, que, este ano, acontece entre os dias 17 e 23 de Setembro, reunindo curtas e longas-metragens inéditos em exibições totalmente gratuitas. A abertura acontece na segunda-feira (17) e deve reunir grandes nomes do cinema nacional. O cantor Supla comandará a noite e a atriz Laura Cardoso será uma das homenageadas. 
Ainda sem querer revelar as grandes surpresas da tradicional Gala de Abertura, este ano nomeada como ‘O jogo do ano’, a organização do Festival Curta Santos exalta a exibição de pelo menos oito longas-metragens inéditos no litoral de São Paulo. “A partir do dia 18, qualquer pessoa poderá assistir a vários filmes totalmente de graça. São longas que reúnem os melhores diretores cinematográficos dessa nova geração. Muitos deles também estarão em Santos para conversar com o público”, conta o diretor geral do evento, Ricardo Vasconcellos. 
O 10ª Curta Santos homenageia o Centenário do Santos Futebol Clube, comemorado em 2012. Por isso, um dia especial, com filmes amadores e profissionais, realizados por cineastas de todo o Brasil, foi destinado ao time. Na quinta-feira, Neymar Jr. receberá uma estrela na Calçada da Fama de Santos e, em seguida, abrirá as exibições da noite com o curta-convidado “Vila”, produzido especialmente para o clube em razão do ano comemorativo. Em seguida, as produções competitivas temáticas serão apresentadas. 
Durante a semana de realização do Festival, os renomados diretores Beto Brant e Cláudio Assis conversarão com o público sobre o cinema brasileiro dos últimos anos. O ator e diretor Selton Mello também já confirmou presença e receberá uma sessão especial de longas em dois horários diariamente até sábado. O ator santista Sérgio Mamberti também receberá uma estrela na Calçada da Fama, eternizando seu trabalho na dramaturgia e na militância política em prol da cultura e do audiovisual brasileiro. O crítico e jornalista Luiz Zanin terá a carreira prestigiada e lembrada durante o Curta Santos.
Longas-metragens
Para a estreia dessa nova etapa, foram escolhidas nove produções inéditas no litoral de São Paulo: “Augustas”, de Francisco Cesar Filho; “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper; “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, de Beto Brant e Renato Ciesca; “Febre do Rato”, de Claudio Assis; “País do Desejo”, de Paulo Caldas; a “Laje dos Sonhos”, da diretora santista Raquel Pellegrini; “Colegas”, de Marcelo Galvão; e “Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes e Francisco César Filho.
Debate político-cultural 
Você já ouviu o seu candidato a prefeito apresentar, de forma direcionada, propostas para fomentar a cultura da sua Cidade? Aproveitando o período de eleições municipais, o Curta Santos – Festival de Cinema de Santos realiza no dia 22 de setembro, sábado, às 14 horas, no Cine Roxy Gonzaga, em Santos, uma ação inédita no país: um debate político temático sobre cultura com todos os candidatos a prefeito. Serão cinco blocos, com participação do público e de agentes culturais, que fomentam a democratização da cultura na região. 
Oficinas
Para todos os gostos: pelo menos quatro grandes oficinas, totalmente gratuitas, são ministradas durante a 10ª edição do Curta Santos. Interpretar, gerenciar, produzir e iluminar. De uma forma ampla, o evento oferece aos profissionais do Litoral de São Paulo oportunidade para adquirir novos conhecimentos e se especializar na área desejada. As inscrições acontecem pelo hotsitewww.curtasantos.com.br/10edicao até o dia 12 de setembro, quarta-feira. O resultado será divulgado no fim de semana. 
Programação
Detalhes da programação, assim como horários dos filmes e exibições especiais, podem ser conferidas no site do evento. Todas as atividades do Curta Santos são gratuitas, mas restrista à capacidade do espaço onde ela ocorre. A organização do evento recomenda que os interessados cheguem pelo menos com 30 minutos de antecedência. 
Novidades
Ao menos três grandes novidades marcam esta edição do Festival. Duas delas estão relacionadas diretamente ao nome. O Festival Santista de Curtas Metragens passou a se chamar Festival de Cinema de Santos. Isso em razão das mostras especiais de longas metragens que devem trazer à região produções inéditas de diretores e produtores consagrados nacionalmente. A terceira é para agradar os realizadores de curtas: as tradicionais quatro mostras competitivas tornaram-se, ao todo, oito.
“O Curta Santos cresceu e a partir de agora temos que atender às necessidades do audiovisual brasileiro, sem, é claro, deixar de lado a nossa tradição”, ressalta o diretor geral do evento, Ricardo Vasconcellos. “Sempre teremos as nossas mostras competitivas de curtas-metragens. É a nossa marca registrada. Realizadores de todo o Brasil esperam aço período de inscrições para participarem do evento”, explica. Na cúpula do Festival também estão Junior Brassalotti, diretor de produção, e Tássia Albino, diretora de mostras.
Tema
Sempre alinhado ao contexto caiçara, típico do litoral, este ano o Festival presta homenagem aos 100 anos do Santos Futebol Clube, peça mais do que importante na divulgação da escola do futebol brasileiro pelo mundo. “O tema da nossa 10ª edição já estava definido há dois anos”, brinca Vasconcellos. Segundo ele, a intenção é fazer uma união de festas entre áreas que sempre foram convergentes: o futebol e o cinema. “Um dos nossos presentes é a chegada definitiva dos longas-metragens”, revela o diretor geral.
O Festival
O 10º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos será realizado no mês de setembro e contará com sete dias de programação totalmente gratuita. Além de romper paradigmas, rever conceitos e estimular novos caminhos para o audiovisual – premissas adotadas desde a primeira edição –, o Festival tem como objetivo fundamental oferecer ao público sessões de curtas, médias e longas-metragens com produções de qualidade, que estão fora do circuito comercial. Mesas redondas, oficinas e debates com profissionais da área sustentam a proposta.

Em nove anos de trajetória, o Festival já contou com a participação de grandes nomes do cinema nacional, como José Wilker, Matheus Nachtergaele, Paulo César Pereio, Paulo José, Ney Latorraca, Ana Lucia Torre, Dira Paes, Christiane Torloni, Nuno Leal Maia, Betty Faria, Leona Cavali, Sergio Mamberti, Bete Mendes e Eva Wilma, além de cineastas como Carlos Manga, Carla Camurati, Zita Carvalhosa, Eliane Caffé, Ewaldo Mocarzel, Jose Mojica Marins, Beto Brant, Lírio Ferreira, Carlos Reichenbach, Allan Fresnot, Tata Amaral, Allan Sieber e Toni Venturi, dentre outros.

A partir de hoje, o blog fará posts relacionados ao evento. Fica mais uma vez o convite para essa semana que promete ser maravilhosa.

Beijos.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *