Volta as aulas: Como se preparar para voltar a rotina

Fevereiro está para começar e com ele a agenda oficial de afazeres de 2015. O Verão foi muito bom (e extremamente quente!), mas agora chegou a hora de colocar tudo em ordem para focar nos estudos. Se você vai começar agora um curso novo ou está retornando para um que já fazia não pode deixar de aproveitar os próximos dias para organizar material, documentos, grade horária e até mesmo o uniforme (sendo ele obrigatório ou não). Veja abaixo umas dicas usadas por amigos, a equipe e por mim mesma que colocamos em prática todo ano e que podem te deixar preparado.

1 – Arrume seu relógio biológico

Para ter um dia de bom rendimento nada é mais importante do que ajustar seus horários para dormir, comer, fazer atividade físicas e de lazer, e obvio, estudar. Cada pessoa se acostuma melhor a um período do dia, uns são matutinos/vespertinos (estudam no horário da manhã e tarde) e outros noturnos (estudam a noite) e existem prós e contras na hora de escolher qual horário você vai rever aquela lição, ler o livro que foi pedido em aula e se reunir com o seu grupo de trabalhos. Veja só:

estudos

2 – Arrume a bagunça

Aproveite que você tem mais tempo agora e arrume seu quarto/casa/escritório/mochila/bolsa/etc para que não acumule coisas fora do lugar, e o pior, tralha. O cotidiano nos deixa desorganizados e quando temos um tempo de folga (férias de meio de ano e feriados) não queremos estragar nosso descanso com afazeres. Então faça a limpeza e organização pesada agora, depois é só se preocupar em manter.

3 – De olho na lista de materiais

Essa é mais para as  mamães com filhos pequenos. Se seu filho ainda não recebeu a listinha de materiais para começar as aulas não tem erro, algumas coisas são básicas de entrar nos pedidos de escolas independente da série cursada, elas são:

 – Material para a Criatividade: Lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tintas guache, folhas de sulfite, caderno de desenho, réguas de formatos geométricos (essas já sevem até para outras matérias) e cola.

– Material para Aulas Tradicionais (Português, Matemática e etc): Cadernos, lapiseiras, canetas esferográficas, calculadora e dicionário

– Material para atividades ao Ar Livre: toalhas de rosto, garrafa para água, meias e camisas extras, par de tenis e é sempre bom ter a mão um kit para machucados.

4 – Cumprindo prazos

É comum depois de passar um tempo descansando, dar uma relaxada na questão de prazos. Mas isso pode prejudicar o andamento durante o período de aulas, então se acostume a fazer uma programação de tarefas. Se o professor pede um trabalho no prazo de uma semana, não deixe para a madrugada do dia anterior. Comece a tarefa no mesmo dia que ela foi solicitada, desta forma, você poderá fazer um pouco de cada vez, diminuindo a chance de erros e revisando sempre para não só entregar o trabalho, mas, caso seja necessário, apresentá-lo.

5 – Entenda seu boletim

Todos nós temos facilidade em algumas áreas de estudo e deficiência em outras. Entender como suas notas são divididas é essencial para que você possa se concentrar nas áreas que tem mais dificuldade quando for estudar. Se você consegue tirar excelentes notas em português, mas é péssimo em matemática, por exemplo, foque seus estudos na segunda matéria, para poder manter um padrão e evitar recuperações ou DPs. Passar direto é um objetivo de todo aluno, e saber quais áreas precisam de mais atenção é o diferencial em concluir esse objetivo.

Independente disto, o objetivo de estudar é adquirir conhecimento, e não manter um boletim bonito. Então, quando for estudar, faça isso para crescer pessoal e profissionalmente, desta forma você será muito mais feliz com sua vida acadêmica do que simplesmente tentando deixar suas notas altas e não lembrando nada do que você estudou depois.

1017282_555983817812348_1963092504_n

Bons estudos!

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *