O line-up da Fox parece bem nostálgico. Além de estar com planos de trazer de volta duas grandes séries (Prision Break e 24 horas), a gigante da industria cinematográfica agora está em negociação para uma das séries mais expressivas para o mundo da ficção: Arquivo X.
Criada em 1993 por Chris Carter, a série acompanha o dia a dia dos investigadores do FBI Fox Mulder e Dana Scully. Ambos são responsáveis pelo Arquivo X, uma área do FBI que lida com casos estranhos e não solucionados, que envolvem fenômenos sobrenaturais. Mulder é um “crente”, ou seja, alguém que acredita em extraterrestres e paranormalidade, enquando Scully é cética, e faz as análises científicas das descobertas de Mulder. O seriado é repleto de intrigas e conspirações, e durante 9 temporadas manteve o ritmo constante de novidades, trazendo uma legião de fãs e se tornando um dos mais expressivos seriados dos anos 90, tendo seus personagens e slogans (A verdade está lá fora) se tornado marcos da cultura pop. A série já gerou dois filmes e um spin-off chamado The Lone Gunmen.
Agora, executivos da Fox entraram em contato com Chris Carter interessados em reviver a série. Eles também revelaram que esperam entrar em acordo com David Duchovny (Mulder) e Gillian Anderson (Scully) para que ambos retornem com seus personagens originais.
O único empecilho até o momento é a agenda de cada um. Apesar de Carter ter tido sua nova série – The After – cancelada, o que o permitiria ter tempo para o projeto, os protagonistas andam bem ocupados. David terá a estréia de Aquarius pela NBC, enquanto Gillian está atualmente com um peronsagem no seriado Hannibal. É provavel que o projeto só comece a andar quando os atores estiverem liberados de suas atuais atribuições.
Ainda é cedo para qualquer especulação, porém minha opinião pessoal é que seria muito difícil desvencilhar a imagem de Mulder e Scully do seriado, portanto, não acho que a possibilidade de um novo seriado sem os atores principais ficaria viável. Acredito que Mulder e Scully poderiam continuar como personagens secundários, alcançando quem sabe o sossego de uma vida “normal” com alguma pitada de conselheiros de novos investigadores. Quando trocaram os protagonistas para John Dogget (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish), quase ao final, na temporada 8 e 9, a série começou a desandar e encontrou um fim irremediavel. Não que os artistas tenham tido algum tipo de participação na decaída, uma vez que são excelentes atores, porém a química entre Mulder e Scully foi a força motora do seriado durante toda sua existência. E assim os fãs foram condicionados a gostar do seriado que tinha uma proposta totalmente diferente, mas com a mesma receita de sempre: o casal que não é um par romântico.
Agora só nos resta esperar para ver como ficarão as negociações. E para quem quiser relembrar o seriado pode encontra-lo no Netflix (todas as temporadas).
Leave a Comment