O Pequeno Príncipe dos livros para o cinema

Um dos livros mais influentes do mundo, O Pequeno Principe está completando mais de 70 anos, e a obra continua extremamente atual.

Escrita por Antoine de Saint-Exupéry, a história começa com um garoto de 6 anos que desenha uma jiboia que engoliu um elefante. Por algum motivo, os adultos acham que ele desenhou apenas um chapéu. Isso fez o garoto desistir de ser pintor e ao crescer seguir a carreira de piloto. Enquanto voa pelo deserto do Saaraa, seu avião tem uma pane e ele acaba adormecendo tentando arrumá-lo. Quando acorda, é recepcionado por um menino com “cabelos de ouro” que o pede para desenhar um carneiro. o piloto, baseado no próprio Saint-Exupéry, descobre que o menino vive no asteroide B 612, e que só tem uma rosa que fala com ele, e que o principezinho assiste quarenta e três pôr-do-sol para se divertir ou quando está triste. O livro, inicialmente encarado como uma obra infantil, possui um alto teor filosófico e poético, tratando temas como infância, vida adulta, sonhos e desejos.

eGg3cnlvMTI=_o_yannick-noah-chante-le-petit-prince

O livro é um clássico da literatura internacional, além de ser o livro em língua francesa mais traduzido no mundo. Ele também é o terceiro livro com mais traduções, perdendo apenas para a Bíblia e para o livro O peregrino, do pastor batista John Bunyan.

 

hqdefault

 

A visibilidade da história é tão grande que diversas outras mídias aproveitaram a história. Desde 1950 já eram lançados fitas cassete e discos de vinil que contavam a história, fazendo do audio-livro tão procurado quanto o original. Até hoje é possivel encontrar CDs e arquivos digitais que contam a história do piloto poeta. Vários países também fizeram suas versões cinematográficas, sendo mais famosa a edição inglesa, filmada na Tunísia, dirigida por Stanley Donen (do clássico Cantando na Chuva), também contava com Gene Wilder (A fantástica fábrica de chocolates) como Raposa e Bob Fosse, ator e coreografo que inventou os passos de dança que tornaram inesquecivel sua participação como Serpente. Também é possível encontrar Graphic Novels contando a história, além de peças de teatro, ópera e balé ao redor do mundo, que se inspiram no Pequeno Principe para suas performances.

 

le-petit-prince

 

No Japão, especificamente na cidade de Hakone existe um museu dedicado ao livro, com esculturas do pequeno principe e de seu asteróide, além de um parque de rosas e diversas exposições de peças relacionadas a obra.

A novidade mais recente relacionada ao livro é a de uma nova adaptação cinematográfica, desta vez em forma de animação 3d. O filme será dirigido por Mark Osborne (Kung Fu Panda), e conta com um elenco de peso na dublagem, com Jeff Bridges como Aviador, além de James Franco, Benício del Toro, Ricky Gervais e Marion Cotillard. Com produção executiva de Leonardo DiCaprio, o filme tem estréia programada para Outubro de 2015 na França, e o primeiro teaser já foi disponiblizado. Agora é aguardar e ver se a produção conseguirá atrair as pessoas como o livro tem feito desde seu lançamento.

 

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *