Nos últimos quatro dias aconteceu em São Pauo o evento para fãs de quadrinhos e cultura pop a Comic Con Expetience. Realizado pelo grupo Omelete o evento contou com mais de 20 mil visitas por cada dia de evento e deu o que falar na imprensa. Com esse número, a CCXP se torna a maior primeira edição de um evento realizado no Brasil, um título muito merecido para toda a organização do evento que trouxe nestes dias 70 expositores, 218 quadrinistas nacionais e internacionais, pré-estreias de filmes e séries, lançamentos de livros, painéis com artistas internacionais e muito conteúdo exclusivo, dando aos visitantes um novo modelo de evento de cultura pop no país.
Nosso blog teve o imenso prazer de fazer parte desse público que vibrou, se divertiu e saiu satisfeito com tudo o que viu dentro do evento, e tivemos tanto para se fazer que foi difícil saber por onde começar a mostrar o que vimos, então separamos hoje as Melhores coisas da CCXP.
1 – Omelete é gente como a gente
É interessante falar do grupo que começou tudo isso. O Omelete teve início em 2000 com conteúdo somente de quadrinhos, com publicações feitas por Érico Borgo, Marcelo Forlani e Marcelo Hessel. Eles passaram por muitas experiências que os outros fãs de cultura pop passam e apesar de terem crescido vertiginosamente com o Omelete, mantiveram muito de sua personalidade ali. Gostam da mesmas coisas e pensam como todos que acompanham o portal, e deu para perceber que eles depositaram nessa CCXP tudo o que um fã gostaria que tivesse acontecido, como se a equipe se colocasse no lugar de seus leitores e telespectadores. E assim conseguiram fazer algo incrível, sendo gente como a gente.
2 – Artist’s Alley : Um pequeno passo para uma grande jornada
Uma das coisas mais bacanas da CCXP foi a avenida de novos talentos. Bem similar as convenções americanas, era um espaço dedicado aos novos talentos da área de quadrinhos. Entre esse bando de gente talentosa estava a Super Nova Produções que é uma iniciativa de quadrinhos desenvolvida por artistas brasileiros que é aqui de Santos, criada pelo amigo Emílio Baraçal. Eles estavam lançando no evento a primeira edição de sua história em quadrinhos Anarquia e também desenhando e autografando para os visitantes. Em breve falaremos sobre os trabalhos e a equipe.
3 – Conheça seu ídolo, quem quer que ele seja
Atores, escritores, blogueiros, youtubers, seja quem for seu ídolo nunca se teve tanta oportunidade de ficar pertinho dele. Além das palestras com convidados e as sessões de fotos e autógrafos, vários expositores levaram artistas conhecidos da cultura pop para seus estandes. Nós conseguimos a palestra do escritor Timothy Zahn da obra Star Wars : Herdeiro do Império e na sessão de autógrafos no estande da Editora Aleph, o Alvaro teve seu momento para agradecer o trabalho e prestigiar o escritor.
4 – Não importa se você não gosta de super heróis
Apesar de ser uma convenção para fãs de quadrinhos, o evento contou com outras atividades e lançamentos. A área de cinema estava um delírio com novidades para 2015, sem contar que emissoras como a Fox colocaram personagens para circular pelo evento e entreter as pessoas. Tinha Homer Simpson, Pinguins de Madagascar, e até o Snooopy. O estande da Netflix estava mostrando seu novo seriado, Marco Polo e fazendo várias atividades presenteáveis para os visitantes. Conversamos com um representante e pelas palavras dele : “Ninguém imaginava que teria essa aceitação e euforia logo no primeiro dia.Todos estão muito felizes”. Vou contar em breve detalhes sobre os estandes que conversamos e o que eles apresentavam.
5 – Ensinando a apostar no mercado nacional
Além de agradar mais de 80 mil pessoas em apenas 4 dias, o evento ensina a vermos com outros olhos o mercado nacional, principalmente na área de cultura e entretenimento. As pessoas pediam esse diferencial há muito tempo e sentiam que essa lacuna no ramo do lazer poderia ser preenchida, só era preciso pensar como um fã mesmo. O Brasil é um dos países que mais consome quadrinhos, filmes, seriados e tudo relacionado a unvierso Geek e Pop. Várias pessoas foram tomadas por franquias como Star Wars, Star Trek, Avengers da Marvel e até mesmo The Big Bang Theory que costumam chamar de “o efeito bazinga”. A verdade é que ser nerd está na moda, em alta e no coração das pessoas.
“Nosso objetivo é mostrar para o público e para as empresas que temos condições de ter um mercado profissional de cultura pop. Sempre fomos fãs dos eventos similares de outros países e queríamos que o Brasil tivesse a sua comic con. Conseguimos. O evento foi um sucesso”, afirmou Pierre Mantovani, sócio da CCXP durante a cerimônia de encerramento no auditório principal.
6 – A próxima edição
A proposta foi tão bem aceita que antes mesmo de começar o primeiro dia do evento a organização da CCXP anunciou a sua segunda edição. As datas já foram confirmadas para 3 a 6 de Dezembro de 2015, no mesmo local, nos mesmo molde, e com o objetivo de trazer mais atrações internacionais e uma estrutura ainda mais parecida coma famosa San Diego Comic Con. Os parceiros e expositores do evento deram sinal de que estarão com eles novamente na segunda edição e apostamos que novos contatos já devem estar estourando os telefones da equipe.
E não parou por aí, muito mais pode ser dito sobre os estandes e seus lançamentos e atividades, mas isso fica para as próximas publicações. As fotos do evento estão em nossa Fan Page e Instagram, siga para ficar por dentro das novidades.
Leave a Comment