Outubro Rosa

Chegamos ao Mês Rosa, onde é comemorado mundialmente a Conscientização Contra o Câncer de Mama. O nome é associado a cor do laço que representa a causa, utilizado para estimular a participação da sociedade, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, quando o congresso americano decidiu unificar as diversas campanhas para incentivar o teste de mamografia ao redor do país. O sucesso do evento incentivou grandes corporações a aderirem o projeto, iluminando seus prédios com a cor rosa, bem como monumentos da cidade, times de futebol americano adaptaram suas chuteiras e luvas com a cor rosa, entre outras atitudes. Estas intervenções acabaram ajudando o movimento a se espalhar pelo mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista. Essa manifestação foi realizada por um grupo de mulheres simpatizantes a causa, que posteriormente com o apoio de uma empresa de cosméticos fizeram o mesmo com o Obelisco do Ibirapuera. A segunda cidade a publicamente apoiar o movimento foi Santos. Para apoiar o evento, a cidade iluminou de rosa o monumento da Fortaleza da Barra, que tinha como objetivo incentivar mulheres a participar do mutirão de mamografias oferecido pelo governo do estado. Seguindo esta ação, diversas cidades entraram para o movimento, tendo inclusive um dos maiores monumentos do Brasil – o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro – iluminado com a cor rosa durante todo o mês de outubro.

O câncer de mama é uma das maiores causa de mortes frequentes por câncer em mulheres. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno, se descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

A importância de fazer a mamografia é devida por ser o melhor diagnóstico de prevenção da doença. O exame detecta lesões milimétricas que a palpação (método manual de detectar caroços e outras lesões) não identifica. A mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos uma vez por ano por todas as mulheres. Para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior.

O Outubro Rosa tem início dia 5 de Outubro e segue por todo o mês com o apoio de empresas, marcas e a população de todo o mundo. Diversas ações realizadas são realizadas pelo Ministério da Saúde, órgãos e entidades que conscientizam durante esses dias sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Nós do blog apoiamos essa causa e deixamos o recado: Cuide-se, pois você tem muito valor 🙂

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *