Para divulgar a primeira edição do Festival Literário Pretinhas, a diretora do evento, Vilma Queiroz, e a produtora Renata Poskus convidaram meninas negras para serem uma das cinco personagens de contos infantis escolhidas para o editorial do evento que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado).
As fotos foram clicadas na biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, local que receberá o Festival, e foi um dia mágico.
Ariel, Bela, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel saíram das páginas dos livros e dos filmes infantis para serem representadas pelas garotas.
Carolina Miranda Guimarães, mais conhecida com Carol Guimarães, tem 9 anos, e sua personagem favorita é a Bela, já se fantasiou de Bela em uma das suas festas de aniversário e quando foi assistir ao musical no teatro. Para sua felicidade, ela foi fotografada como Bela para o editorial do Festival Literário Pretinhas. Carol gosta muito de ler, quando viaja sempre leva um livro junto e a garota também gosta de ler histórias para sua família. Carol Guimarães tem se destacado como modelo, influencer e agora também como apresentadora.
Agatha Santos Silva Pereira, de 8 anos, já trabalha como modelo, mas nunca tinha pensado em ser uma personagem dos livros infantis. E adorou a experiência de ser a Chapeuzinho Vermelho.
A família da menina acompanhou a sessão de fotos e também vibrou com a felicidade dela representando Chapeuzinho Vermelho. Agatha foi embora vestida de Chapeuzinho Vermelho e se sentindo a própria.
Sofia Ferreira da Conceição tem 9 anos e também já trabalha como modelo. Ficou tão feliz, radiante, se sentindo linda como Rapunzel que nem queria tirar o cabelão. Sofia já leu alguns livros com personagens negros na escola e ela contou que até agora não sofreu com racismo.
Alice Marcelino Silva Bueno tem 10 anos. Ela ficou encantada com a experiência de ser fotografada como Ariel. Sua mãe Jheniffer contou que Alice trabalha muito bem a questão da autoestima e da valorização de seu cabelo natural, Alice ama o Black dela, quanto mais armado melhor, e foi por causa de Alice que Jheniffer fez a transição capilar. Alice gosta de ler, principalmente gibis, também gosta de histórias com personagens negros, gosta de se fantasiar de alguns personagens, e tem algumas bonecas negras, desde bebês até Barbies.
Sophia Loren Melo da Costa tem 11 anos e desfila há 3 anos. No editorial do Festival Literário Pretinhas Sophia adorou a experiência de fazer a personagem Cinderela, pois como disse: “Não estou acostumada a ver princesa de conto de fadas preta”.
Ficha técnica do editorial do Festival Literário Pretinhas:
Direção @vilmaqueirozoficial
Produção e Make @renataposkus
Style @ateliedatter
Fotógrafa @isabelaisrael
Hair @xaibraids
Modelos:
@agathasspe
@alicebuenoh
@carolmguimaraes_
@sofiiferreiraa2023
@sophia_lorenmc
Festival Literário Pretinhas
O 1° Festival Literário Pretinhas é uma realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo com apoio do Proac, Poeisis, Fábricas de Cultura e produção e direção de Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento tem entre seus objetivos incentivar a leitura infantojuvenil e também contribuir para que crianças negras se vejam representadas nas histórias que leem.
Foram selecionadas, por edital, 20 expositoras para a Feira Literária – sendo 16 escritoras negras e 4 editoras que possuam livros infantojuvenis de autoras pretas do estado de São Paulo. Um dos objetivos da Feira Literária é incentivar a leitura e também mostrar que é possível que crianças negras se sintam representadas em personagens de livros.
Confira abaixo a programação completa do 1° Festival Literário Pretinhas que além da Feira Literária contará com diversas atrações interativas com propostas de contribuir para o empoderamento de meninas e jovens negras através de ações afirmativas.
Programação do 1° Festival Literário Pretinhas
Sexta-feira, 23 de fevereiro – das 11 às 18 horas
Feira Literária – das 11 às 18 horas
Oficina de grafite com Erika de Souza
(inspirada no livro “Minha Mãe é Negra Sim” de Patrícia Santana) – das 11 às 13 horas
Oficina de Musicalização com Joyce Ribeiro
(com inspiração na obra “A Menina e o Tambor”, de Sônia Junqueira)- das 14 às 15 horas
Oficina de Tranças com Ingrid Xaiane baseada no livro “Os mil cabelos de Ritinha”, de Paloma Monteiro – das 15 às 16 horas
Teatro “Era uma vez Chapeuzinho Vermelho” – texto e direção de Rony Guilherme e produção de Estúdio Mágico, das 17 às 18 horas
Sábado – 24 de fevereiro – das 11 às 18 horas
Feira Literária – das 11 às 18 horas
Oficina “Brincadeiras Africanas” com Japhette O.N. Lantonkpode inspirada na obra “As brincadeiras africanas de Weza”, de Sheila Perina de Souza – das 11 às 13 horas
Oficina de Dança com Aline Caruzo e baseada no livro “Betha, a bailarina pretinha”, de Bethania Nascimento – das 14 às 15 horas (ir com roupas confortáveis)
Oficina de Artes com Mikaela Sepulvida, com inspiração no livro “Da cor que eu sou”, de Andressa Reis – das 15 às 16 horas
Batalha das Pretinhas– das 17 às 18 horas
Vilma Queiroz, mulher negra, professora aposentada, e idealizadora do Festival Literário Pretinhas destaca: “como mulher negra e professora aposentada desde criança percebi o quanto é difícil encontrar livros infantojuvenis com personagens negros parecidos com crianças negras reais, por isso, idealizei o Festival Literário Pretinhas, para que as meninas de hoje saibam que existem personagens negras como elas, e assim se sintam representadas”.
Serviço:
1 ° Festival Literário Pretinhas
Data: 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado)
Horário: das 11 às 18 horas
Local: Fábrica de Cultura da Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha
- Entrada grátis
- Diversão para toda a família
Acompanhe o Festival Literário Pretinhas no www.pretinhas.com.br e no Instagram @pretinhasoficial
Leave a Comment