O hit “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, tem dominado as redes sociais e a mente de muita gente. Mas você já tomou um tacacá? Esse prato de origem indígena é um dos principais destaques da culinária da região norte do Brasil, com o estado do Pará sendo o grande responsável por sua popularidade.
O coordenador adjunto e professor de gastronomia do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, Henrique Marques, explica sobre como o prato é feito. “É um preparo que tem como base o tucupi, que é um líquido amarelo extraído da mandioca brava. Além do tucupi, o preparo leva jambu, que é uma erva típica amazônica, que dá a sensação de dormência na boca, e camarão seco”.
Outro ingrediente fundamental é a goma de polvilho, que é adicionada à sopa quente no momento de servir, proporcionando uma textura viscosa e elástica que contrasta de maneira interessante com o caldo.
“A curiosidade é a forma que é comercializado: é muito comum encontrar o tacacá sendo vendido e ofertado como comida de rua, durante o dia todo, todos os dias do ano, em diversas cidades do norte, como Belém. Isso mostra a importância do prato para o povo dessa região”, destaca o professor.
O tacacá é tradicionalmente servido em uma cuia, que é uma espécie de tigela feita a partir da casca do fruto do tucumã. Essa apresentação acrescenta um toque autêntico à experiência gastronômica e destaca a conexão do prato com a cultura local.
Aprenda a preparar o tacacá:
Receita base: Para o Tucupi:
2 litros de tucupi
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Para o Jambu:
1 maço de jambu
Água para cozimento
Sal a gosto
Para a Goma:
1 xícara de polvilho
Água para hidratar
Outros Ingredientes:
Camarões secos
Pimenta de cheiro a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo:
- Preparo do tucupi: Em uma panela, leve o tucupi ao fogo médio. Adicione os dentes de alho picados e sal a gosto. Deixe ferver e reduzir por aproximadamente 20-30 minutos. Isso ajuda a diminuir a acidez do tucupi.
- Preparo do jambu: Lave bem o jambu. Em uma panela, ferva água com sal. Cozinhe o jambu na água fervente por alguns minutos, escorra e reserve.
- Preparo da goma: Em uma tigela, coloque o polvilho. Adicione água aos poucos, mexendo até formar uma goma hidratada.
- Montagem do tacacá: Em uma cuia, coloque uma porção de goma de polvilho. Adicione o tucupi quente sobre a goma. Acrescente folhas de jambu cozido. Adicione camarões secos e pimenta de cheiro a gosto.
O tacacá é um preparo icônico no Norte, tanto que foi inspiração para um grande sucesso da Joelma. A popularidade da música aguçou a curiosidade do consumo do Tacacá no resto do Brasil e o desejo da população de experimentá-lo.
CarnaUOL 2024
Para quem quer curtir o hit com a Joelma, ela é uma das atrações confirmadas para a 9ª edição do CarnaUOL, que ocorrerá mais uma vez no Allianz Parque. O line-up contempla diversos gêneros musicais, como Pop, Axé, Forró, Sertanejo e Funk, e já conta com a confirmação de outros grandes artistas, como Maiara e Maraisa, Gloria Groove, Daniela Mercury, Banda Eva, Bárbara Labres e Monobloco.
Os ingressos para a 9ª edição do CarnaUOL já estão à venda a partir de R$100 no primeiro lote e podem ser adquiridos no link pela Ingresso.com, a ticketeira oficial do evento. Como o festival fica melhor com os amigos, o CarnaUOL criou a “Promoção 4 amigos”, que disponibiliza desconto automático de 10% na compra de 4 ingressos juntos, nas opções de “Inteira” da pista Front Stage e Arena Open Itaipava 100% Malte.
Serviço:
Festival CarnaUOL 2024
Data: 27 de janeiro
Local: Allianz Parque – São Paulo
Mais informações: Instagram – @carnauoloficial
Leave a Comment