‘Tinnitus’ estréia nos cinemas esta semana

Nosso site foi convidado para conferir o filme Tinnitus, obra de 2022 que chegará aos cinemas no próximo dia 22 de Junho.

O filme “Tinnitus”, dirigido por Gregorio Graziosi (“Obra”), nos conta a historia de Marina Lenk (Joana de Verona), uma atleta que se afastou dos saltos ornamentais após um acidente provocado por um zumbido no ouvido.  Após um tempo ela decide voltar ao esporte em busca de uma medalha nos próximos jogos mas para isso, precisa recobrar a confiança em seu corpo e enfrentar seus medos.

Completam o elenco Indira Nascimento (novela “Travessia”), Alli Willow (“Bacurau”) e Antônio Pitanga (“Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”). Com distribuição e coprodução da Imovision, “Tinnitus” chega às salas de cinema de todo o Brasil em 22 de junho, Confira o trailer aqui .

A produção conta com a direção de arte de Carol Ozzi, premiada em festivais como Cannes Lions e London; a produção é de Zita Carvalhosa e a coprodução de Jean Thomas Bernardini. Dra Tanit Ganz Sanchez – especialista em tinnitus e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro latino-americano de investigação e tratamento de zumbido no ouvido e intolerância a sons – prestou consultoria ao filme.

“Tinnitus” fez sua estreia mundial no 56º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na mostra competitiva Proxima, e participou das seleções oficiais do 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do 50º Festival de Cinema de Gramado, em que foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte. O filme conta com apoio e codistribuição da SPCine e da Secretaria Municipal de Cultural através do Edital nº 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-metragens.

 

Sinopse oficial

Marina Lenk é uma experiente atleta de Saltos Ornamentais. Aterrorizada por uma súbita crise de Tinnitus, um zumbido insuportável, ela despenca da plataforma mergulhando nas profundezas de seu próprio corpo. Afastada do esporte que ama, ela troca a perigosa e desafiadora plataforma de saltos, por uma pacata vida no aquário, onde trabalha fantasiada de sereia. É possível escapar da loucura, quando o medo se esconde dentro de seus ouvidos?

 

Sobre o diretor

Gregorio Graziosi, nascido em 1983, é formado em Cinema e Artes Plásticas. Seus primeiros curtas foram exibidos em Cannes, Locarno, Mar Del Plata, Clermont Ferrand e IDFA. “Obra”, seu primeiro longa, estreou no Festival de Toronto (TIFF) na categoria Discovery, destinada à descoberta de novos talentos. No Festival do Rio, recebeu os prêmios FIPRESCI e Redentor de Melhor Fotografia. Seu segundo longa, “Tinnitus”, desenvolvido na residência artística do Festival de Cannes, teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.

 

Nossa Opinião

O filme é muito bem produzido e trata com veracidade sobre essa condição que afeta 17% da população adulta. Elementos e barulhos sensoriais fazem parte da experiência e trazem o desconforto vivido pela protagonista como um exercício empático, onde o telespectador pode imaginar o que é o zumbido ensurdecedor que gera obstáculos para quem tem tinnitus através de sons vorazes que acontecem ao longo da narrativa.

Como foi foi feito em SP, muitos dos locais são reconhecidos de imediato no longa, uma das cenas mais profundas acontece em uma visita da personagem ao MASP. O diretor mostra também a grande metrópole forma bem crua, sem se preocupar em polir a visão que possam ter de São Paulo, ela é uma grande selva de pedra, com barulhos, construções e sem descanso.

Gostamos bastante e achamos que trouxe uma nova proposta não só de tema a ser abordado mas de como levar uma história ao publico.

 

Elenco – Joana De Verona, Indira Nascimento, Alli Willow e Antonio Pitanga

 

Direção – Gregorio Graziosi

 

Produção – Zita Carvalhosa

 

Fotografia – Rui Poças
Edição – Eduardo Serrano

 

Direção de arte – Carol Ozzi
Som – David Boulter

 

Gênero – Drama

 

Duração – 105 minutos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *