O período que marca a vida de grande parte dos integrantes da comunidade LGBTQIA+ é a “saída do armário”. Esse será o tema abordado no documentário longa-metragem “O Armário Não É o Nosso Lugar”, que será exibido na próxima terça-feira, dia 16, das 16h30 às 18h15, Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô.
Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário busca explorar e entender como se dá esse processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero. A obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binários de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.
Ao aliar entrevistas a performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que nos aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+ ajudam pessoas que passam pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer pelo menos uma parte desse processo.
O elenco é composto por Adriano Nunes, Anna Souza, Filipa Brunelli, Katia, Ingrid Anjos, Júlia Paterniani (JuPat), Julian Santos, Sandra e Wendy Moretti.
Ficha Técnica
Direção: Alexsandro Stenico
Roteiro: Sillas Carlos
Produção: Ana Carolina Dall Piaggi e Rubens Júnior
Direção de fotografia: Carol Maris
Direção de arte: Bárbara Meireles
Som direto: Gustavo Monteiro
Edição: Carolina Maris
Sonorização: Carolina Maris
Colorização: Vitoria Rod
Designer: Fernanda Cavenaghi
Animação: Thaís Bruschi
Finalização: Letícia Cruz e Carolina Maris
Serviço:
Realização: Sesc Florêncio e Pátio Metrô São Bento
Data: 16/5 (terça feira), das 16h30 às 18h15
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: gratuito
Leave a Comment