O mês de outubro é reconhecido por alertar sobre a importância do autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama e também outras doenças, como o câncer do colo de útero. Por isso, o mês dez do calendário recebe o nome de “Outubro Rosa”, uma campanha anual e mundialmente celebrada para proporcionar maior acesso aos diagnósticos e tratamentos, reduzindo as mortes.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde houve uma queda nos exames de mamografia e ginecológicos, em 2021 na capital paulista foi de 4,7%, já no estado, foi de 13,1%.
A dra. Carolina Curci, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, alerta sobre a importância dos exames anuais:
“Ás vezes um pequeno incômodo pode não ser absolutamente nada, ou pode ser sinal de que algo não está bem no nosso organismo. Os exames preventivos existem para essa finalidade, prever diagnósticos com antecedência e realizar um tratamento preciso”, comenta.
No caso da mamografia, existem muitos mitos em torno dele e isso gera um bloqueio nas mulheres que precisam realizar o exame anualmente. Para simplificar e esclarecer as dúvidas, a Dra. Carolina Curci listou cinco mitos e verdades em torno do exame. São eles:
Amamentação – não prejudica o exame, e não é preciso que a mãe pare de amamentar o bebê – VERDADE.
Silicone – mulheres com silicone nas mamas não podem fazer mamografia – MITO (a prótese não causa problemas para o exame, nem para a paciente).
Menstruação – a mulher não deve fazer a mamografia quando estiver menstruada – MITO. Apesar de convincente essa afirmação mentira! A mulher pode fazer a mamografia no período menstrual, porém será mais doloroso, porque o organismo da mulher nesse período é mais sensível. Contudo, é bom evitar.
Tamanho da mama – quanto maior a mama, maior a dor ao fazer o exame – MITO.
Radiação – durante o exame a radiação é perigosa – MITO.
A dra. Carolina Curci, finaliza ressaltando que o exame é indolor, mas que cada paciente possui uma sensibilidade e isso não pode ser comparado.
Não deixe de fazer seus exames regularmente. A prevenção é o melhor caminho.
Leave a Comment