Instalação inédita de Lais Myrrha no Octógono da Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta a instalação inédita O condensador de futuros, da artista Lais Myrrha (Belo Horizonte, 1974) no espaço central do museu – o Octógono. A obra pode ser vista até 21.02.2022.

Com curadoria de Ana Maria Maia, o trabalho é constituído de uma grande estrutura côncava que o visitante, ao adentrar, poderá encarar de maneiras diversas: abrigo, armadilha, nave, fundo infinito, entre outros significados. A programação faz parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea que comissiona obras site especific para o local desde 2003.

Devido as suas dimensões e forma côncava, a estrutura provoca modificações no próprio espaço do Octógono, ao encobrir a visualização do seu famoso teto com janelas, tornando também impossível ter uma visão panorâmica da obra a partir do segundo andar. O condensador de futuros é uma espécie de enigma que deve ser desbravado internamente.

O trabalho de Lais Myrrha é marcado por reflexões sobre os territórios, a história, a memória e a política. Ao fazer alusão à arquitetura moderna, em Brasília, a artista procura compreender como as construções célebres, neste caso uma referência a uma das obras de Oscar Niemeyer, podem influenciar no imaginário público e na memória coletiva.

Sobre o Projeto Octógono

Criado em 2003, o projeto Octógono Arte Contemporânea ocupa um espaço importante na Pinacoteca, apresentando produções de arte contemporânea comissionadas pelo museu. Ao longo desses 18 anos, o projeto apresentou cerca de 40 sites specifics de artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles já passaram pelo projeto nomes como Ana Maria Tavares, André Komatsu, Artur Lescher, Carla Zaccagnini, Carlito Carvalhosa, Joana Vasconcelos, João Loureiro, José Spaniol, Laura Vinci, Laura Lima, Regina Silveira, Rubens Mano, Jorge Pardo, entre outros. Desde o seu surgimento, debates sistemáticos sobre a produção e ideias que conformam a contemporaneidade nas artes visuais foram realizados.

Sobre a Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

Serviço:

O condensador de futuros

Artista: Lais Myrrha

Curadoria: Ana Maria Maia

De 04.12.21 a 21.02.22

Octógono da Pinacoteca de São Paulo
Ingressos com reserva de horário aqui.

Edifício Pina Luz
Praça da Luz 2, São Paulo, SP

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *