Hoje venho com um tema sugerido pela amiga Elisa Soares. Você sabe o que é glúten?
O Glúten é uma proteína presente em muitas sementes de cereais, como o trigo, aveia, cevada e centeio. Esse são cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e etc.
A doença celíaca é causada pela intolerância permanente ao glúten, e que muitas pessoas não sabem é que os sintomas são difíceis de detectar. A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados com outras doenças. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade, quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados. A demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância ao glúten, afetando homens e mulheres. É muito importante saber detectar a doença, pois caso uma pessoa com doença celíaca consuma alimentos com glúten ou traços de glúten, isso vai provocar uma inflamação crônica no intestino que impede a absorção dos nutrientes.
O único tratamento é a dieta com total ausência de glúten. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade. A doença celíaca pode levar à morte se não for tratada.
Pensando em passar essa mensagem as pessoas, para que elas saibam detectar problemas de alimentação, a Elisa criou uma página no Facebook chamada “Celíacos, um dia de cada vez” contando relatos de como descobriu e compartilhando receitas e dicas para melhorar o estilo de vida de pessoas que sofrem do problema.
Eu comecei a procurar mais sobre o assunto e achei um site com ótimas dicas alimentares e receitas para celíacos, para saber mais clique aqui.
E a recomendação primordial é visite um médico. Não tome medicamentos e nem faça dietas sem antes ter certeza de seu diagnóstico. É muito importante cuidarmos de nós mesmos, então que seja com toda clareza e consciência.
Espero que ajude. Um beijo!
No início, qdo se descobre essa doença,eh horrível,mas depois,a gente vai se acostumando…eh muito bom q divulguem essa doença,eu nem sabia q existia,fiquei 4 meses passando mal,sem saber o motivo.
Olá, Juliana, o intuito é realmente divulgar para que as pessoas possam começar uma dieta o quanto antes assim não terão problemas.
Obrigado pelo comentário =)
Bjo.
Muito interessante o texto importante saber da nossa saude, beijo .
Brigada <3