No dia 23 de setembro estreou no Netflix “Enola Holmes”, filme que protagoniza a irmã mais nova do detetive Sherlock Holmes. A gente assistiu e vai contar um pouquinho a respeito da origem desta personagem neste post.
Enola Holmes foi criada por Nancy Springer em 2006, no primeiro livro da saga literária Os Mistérios de Enola Holmes. Na série, a jovem Enola resolve mistérios usando suas habilidades de dedução, enquanto foge de seus irmãos, empenhados em levá-la a um internato para que aprenda a se portar como uma dama do séc. XIX. Ao todo são 6 livros da jovem detetive, sendo que o último foi lançado em 2010.
Sherlock é uma das figuras mais conhecidas e amadas da literatura, com suas habilidades sempre destacadas e sua personalidade única atraindo inúmeros autores interessados em expandir esse universo de suspense e mistério. Com um histórico fascinante, e uma série de livros aclamada pela crítica, seria questão de tempo até Enola Holmes ter vida em outras mídias, e foi o que aconteceu nesta última quarta (23/09) ganhando um filme.
O longa dirigido por Harry Bradbeer (Fleabag) é leve e divertido, sem sair em momento algum da sua proposta. Logo no começo somos apresentados a Enola, interpretada brilhantemente por Millie Bobby Brown, que também toma a posição de narradora da história. Este é um recurso muito utilizado em filmes infanto-juvenis, e é bem explorado por todo o longa, com momentos certeiros de quebra da quarta parede que aumentam a diversão da obra. Em seu aniversário de 16 anos, Enola se depara com o desaparecimento de sua mãe, enquanto tem que lidar com a realidade de que seu irmão mais velho, Mycroft Holmes, deseja enviá-la a um internato, e seu irmão do meio, Sherlock Holmes, é distante e acaba deixando a garota a própria sorte. Em uma ousada fuga para tentar descobrir mais sobre o desaparecimento de sua mãe, Enola acaba conhecendo o jovem Tewksbury, que está tentando escapar de um futuro incerto como militar e deseja seguir os passos de seu pai como um nobre ligado a política londrina.
As atuações estão impecáveis, mas o grande destaque do filme é a protagonista Millie, que consegue prender a atenção o tempo todo, mantendo o clima leve e divertido, fazendo o público ficar ansioso pelos eventos que acontecem na trama. O roteiro é muito bem estruturado, e embora as vezes acabe deixando algum ponto da história de lado e perca o timing, no geral ele permanece coeso e agradável. A estética e a trilha sonora compõe uma excelente visão da Londres vitoriana, passando a sensação de conhecer pela primeira vez a capital, como a jovem detetive está fazendo em sua jornada de amadurecimento.
Como uma grata surpresa, Enola Holmes é um filme leve, divertido e que com certeza vale assistir e ficar na torcida para que mais casos da jovem detetive sejam levados as telas com o que pode ser o nascimento de uma nova franquia infanto-juvenil.
Ficha Técnica
Titulo Original : Enola Holmes
Ano de Produção : 2019
Dirigido por : Harry Bradbeer
Data de Lançamento no Brasil : 23 de setembro de 2020
Classificação : 12 anos
Gêneros : Drama / Crime / Aventura
Roteiro : Jack Thorne
Produção : Millie Bobby Brown / Mary Parent / Alex Garcia / Harry Bradbeer
Elenco : Millie Bobby Brown, Sam Claflin, Henry Cavill, Helena Bonham Carter, Louis Partridge, Burn Gorman.
Leave a Comment