Tributo aos famosos musicais americanos, o musical Um Dia na Broadway, que conta com números aéreos, levitação, efeitos especiais e um palco giratório para dar movimento às cenas, volta a São Paulo com temporada que vai de 6 a 15 de março no Teatro Bradesco.
Em estilo grandioso, a abertura com 20 bailarinos ao som da orquestra ao vivo é um convite para se deixar envolver pelo universo dos musicais e o encantamento dos ícones teatrais de Nova York. São 32 pessoas em cena, entre atores, cantores, bailarinos, músicos e técnicos.
O espetáculo tem direção-geral do italiano radicado no Brasil Billy Bond. Ele assina a dramaturgia com Andrew Mettine e a direção musical e arranjos com Villa. A direção de cena ficou a cargo de Marcio Yacoff, e a coreografia foi criada por Italo Rodrigues. Andréa Oliveira responde pela produção.
Esta é a quarta temporada do musical na cidade, desde a estreia em outubro de 2018. Nas atualizações da montagem, o encenador optou por introduzir dois personagens na trama. Agora sem filhos, o casal Mário (Alvinho de Padua) e Rita (Titzi Oliveira) viaja a Nova York acompanhado de seus pais viúvos. Em meio às inúmeras atrações oferecidas pela cidade, os quatro decidem conhecer os musicais em cartaz na Broadway. Assistem, então, a trechos de clássicos como Priscilla (ao som de It’s Raining Men), Evita (Don’t Cry for me Argentina), Grease (Summer Night), Mamma Mia (Dancing Queen), Cats (Memories), Chicago (All That Jazz), Les Miserable (One Day More) e Mary Poppins (Supercalifragilistic), além de Hair, O Fantasma da Ópera e A Bela e a Fera.
“A ideia básica foi juntar os dez grandes musicais, com réplicas de figurinos e cenários das suas cenas mais famosas, prestando uma homenagem a Cohan, que inventou esse tipo de espetáculo. Nossa produção agrada quem conhece e ama Nova York e aqueles que nunca estiveram por lá”, fala o diretor Billy Bond.
Sobre Billy Bond
Nascido Giuliano Canterini, em Lá Spezia, Itália, Billy Bond desenvolveu carreira na Argentina, onde morou por mais de 15 anos e fez sucesso no mundo do rock’n’ roll na década de 70. No fim dos anos 60, Bond lotava espaços em meio à ditadura na Argentina, com o grupo de hard rock Billy Bond Y La Pesada. Também produzia espetáculos pop. Alguns duramente reprimidos pela polícia, como o que fez em 1972 no Luna Park. Chegou a ter mais de 100 músicas censuradas na época.
Chegou ao Brasil em 1974, diretamente no Rio e depois em São Paulo, onde mora atualmente. Aqui foi cantor da banda punk Joelho de Porco, dirigiu o primeiro show de Ney Matogrosso após a saída dos Secos & Molhados e produziu o show da banda Queen no estádio do Morumbi, em 1981.
Precursor dos musicais de grande porte, assinou a direção-geral da versão brasileira de Rent, em 1999. São mais de 30 títulos na bagagem, entre eles, O Beijo da Mulher Aranha, Os Miseráveis e After de Luge, entre outros. A partir dos anos 2000, Billy sedimentou seu formato de encenar espetáculos musicais com total liberdade de criação.
Assim, depois de 2004 direcionou seu foco de interesse para revisitar e homenagear clássicos de todos os tempos da Literatura Infantil. A primeira foi montagem foi O Mágico de Oz, prestigiada por um público superior a um milhão e 800 mil espectadores em toda América Latina. O segundo espetáculo, Pinóquio – o Musical , estreou em 2006 e foi aplaudido por mais de 900 mil pessoas no Brasil. Em seguida, foram apresentadas as montagens de A Bela e a Fera, Peter Pan, Branca de Neve, Cinderella, A Bela Adormecida, Alice no País das Maravilhas, entre outros.
Ficha Técnica
Adaptação: Billy Bond e Lilio Alonso
Diretor geral de dramaturgia: Billy Bond, Andrew Mettine
Direção de Cena: Marcio Yacoff
Coreografia: Italo Rodrigues
Assistente de Coreografia: Alvinho de Padua
Direção Vocal: Thiago Lemmos
Direção Musical: Bond e Villa
Casting: Felipe Tavolaro
Designer de som: Paul Gregor Tancrew
Designer de luz: Paul Stewart
Efeitos especiais: Gabriele Fantine
Filmes e animações: George Feller e Lucas Médici
Mappings: Nicolas Duce
Atores
Pai – Alvinho de Padua
Mãe- Titzi Oliveira
Sogra – Ana Saguia
Sogro – Marcio Yacoff
Indicadora- Paula Canterini
Cantores
Diego Luri
Luiz Pacini
Marcio Louzada
Cantoras
Luiza Lapa
Debora Dibi
Ana Luiza Ferreira
Yasmine Mahfuz
Queren Simplicio
Bailarinas
Mayla Bety
Amanda Flowers
Fernanda Perfeito
Carla Reis
Luana Oliveira
Marcia Freire
Luiza Freiria
Paula Perillo
Alessandra Lorena
Jennyfer Kauanna
Luciana Romani
Nicole Bertaggia
Camila Lacerda
Camila Gimenes
Bailarinos
Denis Pereira
Emanuel Faioli
Italo Rodrigues
Will Santana
JP Estevam
Leandro Affonso
Designer de Figurinos e Perucaria
Feliciano San Roman e Paula Canterini
Produção de Figurino
Eliana Liu
Costureiras(o)
Juliano Lopes
Zezé de Castro
Benê Calistro
Judite Gerônimo de Lima
Sônia Maria Mendonça
Costureira Lycras
Anna Cristina Cáfaro Driscoll
Aderecistas Figurinos
Mirian Casemiro
Ocelio de Sá Alencar
Alfaiate
Agenor Domingos
Miguel Arrua
Makes e Caracterização
Paula Canterini
Cenografia
Marcelo Larrea
Assistente de Cenografia
Beatriz Christal
Produção de Conegrafia
Daniela Faria
Adereço Touro
Celso Rorato e Vando Balduíno
Adereços Cênicos
Francisco Mateus
Cenotécnicos
Mestre Geraldo
Emerson Merpol
Isaac de Souza
Adereço Taxi Amarelo
Silvio Galvão
Fotos
Henrique Falci
Henrique Tarricone
Equipe Técnica
Automatização: Angelo Meireles
Produção: Andréa Oliveira
Assistente Produção : Antonio Paoliello
Diretor técnico: Ângelo Meireles
Operador de Som/Video/Mics- Thiago Rocha
Operador de Luz- Felipe Miranda
Direção de Produção
Andréa Oliveira
Direção geral
Billy Bond
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