Legoterapia

Um dos brinquedos mais famosos do mundo todo é, além de uma forma de se divertir, uma ferramenta para desenvolvimento de diversas habilidades, tendo sido usado nas áreas de engenharia, mecatrônica e na saúde. A última é o berço da Terapia do Lego, ou Legoterapia.

Criado por uma pequena empresa familiar dinamarquesa, a Lego surgiu em 1934 e teve sucesso mundial na década de 60, com um conceito simples e divertido: pequenos blocos que se encaixam e permitem inúmeras combinações.

Analisando o espectro de habilidades que o Lego pode desenvolver, surgiu nos EUA a Lego Terapia, que consiste na utilização do brinquedo para intervenção social, tomada de decisões estratégias, resolução de problemas, aceitação de regras, conceito de disciplina e diversas outras habilidades sociais. A terapia é ideal para crianças com Transtorno Espectro Autista Leve (TEA), mas também é muito benéfica para crianças e adolescentes sem esse diagnóstico, entre 8 e 16 anos.

O Lego é uma experiência multisensorial, de forma que os projetos de construção podem ser adaptados às necessidades específicas de qualquer pessoa. Dentro dos benefícios da Legoterapia estão a comunicação verbal e não-verbal, atenção, concentração, partilha e troca e resolução de problemas compartilhado.

Aqui na cidade de Santos, a psicóloga Marina Reis, apaixonada por lego desde criança, uniu sua paixão com a profissão e desenvolveu o Clube do Lego, onde ela coloca em prática a terapia. Lá, os participantes são divididos nas categorias engenheiro, que supervisiona o projeto e garante que ele é seguido, fornecedor, que mantém o controle de quantidade, cor e tipo dos tijolos utilizados e construtor, que monta os blocos. Todos os participantes tem a vivência dos três papéis.

Quer conhecer mais sobre essa experiência incrível? Acompanhe no Instagram do Clube Do Lego e agende sua expêriencia. E se você disser que conheceu o Clube pelo Sahssaricando, você ainda ganha 10% de desconto nos pacotes do clube lego!

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *