Para todos os fãs da personagem baixinha, dentuça e invocada do autor Maurício de Souza uma grande ação começa hoje em São Paulo para comemorar os 50 anos deste ícone dos quadrinhos nacionais. A homenagem se dará por toda a cidade de São Paulo, que receberá em diversos locais as 50 estátuas da personagem, feitas por vários artistas diferentes. A iniciativa é baseada na Cow Parade, que aconteceu em São Paulo em 2010. Entre os locais escolhidos, parques, pontos turísticos, bancas de jornal e ícones da arquitetura, mas, de acordo com Monica de Souza (a original, na qual Maurício se inspirou para criar a personagem), os locais são bem variados, e pontos de periferia e até mesmo o CEU (Centro Educacional Unificado) receberá peças.
Entre os parques, já estão confirmados o Parque do Ibirapuera, o Trianon, o Parque do Povo, o Parque Buenos Aires, entre outros. A idéia é que conforme as pessoas vão encontrando, divulgem o local aonde a estátua está para que outras pessoas possam acompanhar. A partir de hoje (08/11) o portal Mônica Parade está ativo, reunindo fotos, notícias, informações sobre os artistas e até mesmo um making of do evento.
Mônica Sousa e uma boneca da personagem na qual foi a inspiração |
A personagem, inspirada na filha de Maurício de Souza, foi criada em 1963 para as tirinhas de jornal do Cebolinha. Inicialmente uma coadjuvante, ela se tornou personagem principal rapidamente e em 1970 ganhou sua primeira revistinha, pela editora Abril. Seu sucesso é grande até hoje, com as revistas que atualmente são publicadas pela Panini. A inspiração veio enquanto Maurício via o comportamento da filha, e intensificou as emoções da Mônica verdadeira para criar o estereótipo da personagem. Depois de sua filha mais velha, Mariângela (inspiração para a Maria Cebolinha) brincar de cortar o cabelo da mais nova, deixando várias falhas, Maurício teve a visão do cabelo dividido da Mônica, como se fossem bananas.
As estátuas tem 1,60m de altura, e alcançam 1,85m com a base. Serão todas feitas de fibra de vidro, e adaptadas pelos artistas, que puderam pintar, desenhar e adesivar as Mônicas, dando assim seu toque pessoal a cada uma delas.
A exposição seguirá pelas ruas de São Paulo por um mês, terminando no dia 08/12.
Estou ansiosa para ver as esculturas, e vocês? Contem para a gente!
Beijos.
Leave a Comment