The Swords of Ditto

Swords of Ditto é um jogo de RPG com ação e aventura em modo exploratório e cenário 2D. É a trajetória de um herói escolhido para destruir uma maldição lançada por uma vilã muito poderosa que assola as terras de Ditto.

O jogo foi lançado em abril deste ano pela Onebitbeyond e Devolver Digital. Muito similar a jogos como Legend of Zelda, o game é divertido e agradável, onde a aventura desenrola pouco a pouco conforme o herói tem sucessos ou fracassos.

Masmorras, quebra-cabeças, monstros e quests estão espalhados pelo mapa, fazendo parte da jornada do portador da Espada de Ditto. Este escolhido deve combater a bruxa Mormo e livrar o reino de sua maldição que é lançada a cada 100 anos. Cabe ao escolhido pela Espada acabar com esse ciclo.

Uma curiosidade do jogo é o efeito aleatório do cenário onde nenhuma aventura será igual a outra, até mesmo porquê suas ações influenciam no futuro do mundo a cada derrota ou vitória. Toda vez que o personagem morre ou vence a bruxa Mormo, passam-se 100 anos e o processo recomeça com novos caminhos e novos desafios. Isso dá uma sensação de continuidade inovadora para jogos do gênero, uma vez que as ações do personagem parecem definitivas e mudam toda a estrutura da sociedade que existe no jogo.

Por mais rápido que seja recomeçar após a vitória ou derrota da bruxa, do ponto de vista interpretativo isso é a diferença entre 100 anos de paz entre os habitantes da cidade ou 100 anos sofrendo nas mãos de Mormo.

A proposta de construção de uma história e cenário baseado nas ações do personagem principal se conecta bastante com a forma original do termo RPG. Originalmente os Role Playing Games eram utilizados em grupos que se encontravam ao vivo e interpretavam personagens em histórias, criando assim aventuras épicas (para saber mais sobre esse jogo, clique aqui). Ditto segue esta linha permitindo ao protagonista montar sua própria história, ainda que limitada pelo conteúdo de desenvolvimento do jogo.

A arte do jogo é brilhante, complexa e bela. Ao mesmo tempo, é de um tom infantil e divertido, fazendo dos elementos gráficos do jogo um espetáculo a parte. Outro ponto é que, apesar de combates serem uma constante do jogo, tudo é levado de forma lúdica, Adesivos substituem armaduras e brinquedos substituem equipamentos de combate.

Os diálogos são levados com suavidade e são muito divertidos, o que é um incentivo para evitar o tão comum ato de pular momentos de diálogo em jogos. Desta forma, é muito mais simples acompanhar os eventos que permeiam o jogo.

O jogo é muito divertido, intuitivo e agrada pessoas de todas as idades. O jogo pode ser adquirido para PC pela Steam e para PS4 e pode ser jogado de um ou dois jogadores.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *