O mundo digital é muito disputado. Novas ferramentas sempre surgem e com elas mais e mais pessoas tendo acesso a tecnologia e informação, definindo assim a maravilha da inclusão digital.
Os blogs já fazem parte desse mecanismo há um bom tempo, e mesmo assim é um campo muito nebuloso saber ao certo quem se encaixa na atividade de blogueiro. Hoje resolvi trazer essa pauta para vocês e juntos refletir sobre a prática.
“Existem vários tipos de influenciadores digitais pela internet, mas blogueiro é aquele que tem blog.” Pelo menos está é a definição que você encontrará ao pesquisar sobre a atuação de blogueiro. Com o passar do tempo e surgimento de novas ferramentas, vimos essa atividade crescer, ser vista como profissão, surgirem influenciadores digitais e até mesmo criar uma competição de mercado.
Os blogs são nada mais que plataformas usadas por pessoas que gostam de escrever e manter seu conteúdo ali dentro. Seja de maneira profissional ou não, o blogueiro é sim a pessoa que tem como atividade alimentar um blog, produzindo seu conteúdo nele.
De forma alguma minha intenção com esse post é diminuir a atividade de qualquer pessoa, nem tanto gerar intrigas por comparativos. Quando falo sobre valorizar o blogueiro falo sobre a importância que existe nas funções exercidas pelo mesmo.
Assim como para outros produtores de conteúdo, o blogueiro precisa ter o minimo de conhecimento da ferramenta que ele usa. Saber redigir um texto e publica-lo é fácil. Dificil é saber arrumar plugins, montar ou instalar templates, medir seu próprio trafego de acesso, tratar imagens e outras coisas que precisam ser feitas para que um blog rode de maneira eficaz.
Claro que quem quer ter um blog não é obrigado a saber dessas coisas. Mas ele eventualmente vai lidar com elas. Seja para aprender a utiliza-las ou para contratar um serviço especializado. manter um blog vai muito além do escrever e publicar. É necessário investir em domínio, servidor, template e se você não quiser ter problemas futuros, investir em um serviço especializado ou começas a entender de SEO, Cache, Politicas de Privacidade, otimização de espaço, tratamento e renderização de imagens…… uma lista infinita de coisas.
Esses últimos 4 dias nosso site caiu por conta de excesso de uso do servidor contratado. E apesar do suporte da hospedagem ser excelente, nem tudo eles resolvem. Um serviço de hospedagem é feito para hospedar seu blog, ou seja, guardar todas as informações necessárias para ele ficar no ar.
Como utilizamos muito desse serviço, por medidas de segurança a empresa contratada o derrubou. E começamos o processo de diminuir o espaço que estávamos usando. Levou 4 dias para instalar plugins necessários, otimizar imagens, deletar arquivos corrompidos e muitas outras coisas.
Você pode até pensar: Quatro dias até que é rápido! E de fato é, para quem já entende um pouco dessas coisas.
E como aprendemos? Vivenciando….
Eu e o Al mantemos o Sahssaricando há 6 anos no ar e fomos aprendendo como manter de maneira eficaz. Tudo feito aqui é feito com o nosso melhor, e por isso sempre buscamos formas de aprender mais e mais sobre essa atuação.
Para que nossos posts sejam apreciados de boa forma além de nos preocupar com a escrita e imagens bacanas temos várias etapas até esse texto chegar ao ar. Algumas delas são:
- Editar imagens (reduzir tamanho sem reduzir a qualidade)
- SEO (manter o texto perfeito para ser relevante em pesquisas)
- Revisão (revisar se alguma coisa ficou confusa e que atrapalhe a informação que queremos passar)
- Divulgação (meios para que cada vez mais pessoas possam acessar o site e ver os posts)
- Contato com prestador de serviço de hospedagem (para saber se tudo esta funcionando corretamente e fazer tudo necessário para que o site não fique fora do ar)
- Pesquisa de conteudo (pesquisar assuntos para manter fluxo de postagens)
- Pesquisa de publico (identificar o publico alcançado com as postagens para saber que conteudo vai lhes agradar mais)
Pode parecer pouca coisa, mas são muitas coisas a serem exercidas. E por mais que as vezes de um nó na cabeça é uma atividade que gostamos muito de realizar.
E por que precisa ser valorizado? Porque infelizmente existem pessoas que acham que é simples fazer postagens e divulgações. E existem varias coisas que temos que fazer ou por um preço bem abaixo do que realmente vale ou não podemos nem ter a oportunidade de fazer por não estar dentro de critérios que muitas vezes são irreais (likes e views por exemplo).
Muitos blogueiros não dão valor a sua atuação nem a do colega de profissão. Queimam seu filme não sendo profissionais, gerando competições e até mesmo intrigas vergonhosas, fazendo assim com que a palavra “blogueiro” não seja bem vista em vários locais.
A valorização de uma atividade é muito importante para ela poder ser feita com excelência. Após essa experiencia de quatro dias arrumando esse site (que nunca tinha dado um pepino sequer antes) eu aprendi o valor dele.
Eu agradeço a todos que acompanham e valorizam nosso trabalho, isso é muito importante para continuarmos.
Vamos em frente!
Leave a Comment