Ikigai é uma palavra em japonês que significa “Uma Razão para Ser” e nos ajuda a entender o real significado de todas as coisas.
Os escritores Francesc Miralles e Héctor García após uma viagem a Okinawa, uma ilha japonesa de população centenária, reuniram pela primeira vez em livro a rotina que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito do povo daquela região.
O conceito ficou muito conhecido e começou a ser utilizado por pessoas que buscam qualidade de vida e até mesmo empresas que buscam melhor produtividade.
Não existe um significado exato para o que é Ikigai, mas uma maneira de explicar seria dizer que ele é a essência que temos dentro de cada um de nós que nos permite aproveitar bem a vida. Quando seu Ikigai está alinhado, nos tornamos comprometidos com nós mesmos.
Além de ser um bom método de organização interior, ajuda em resoluções emocionais, metas do cotidiano e a planejar conquistar coisas consideradas mais difíceis. O Ikigai segue 10 leais, e elas são:
10 Leis do Ikigai
1 – Mantenha-se sempre ativo. Busque sempre alguma atividade para exercer.
2 – Faça as coisas com calma. Já dizia o ditado : “A pressa é inimiga da perfeição”.
3 – Não coma até ficar cheio. Coma o suficiente para se alimentar e ter energia.
4 – Rodeie-se de bons amigos. Compartilhe de bons momentos com boas pessoas.
5 – Fique em forma para seu próximo aniversário. Pense em seu visual para apagar a próxima velinha.
6 – Sorria. Sorrir gera um efeito muito gratificante e positivo no cotidiano.
7 – Tenha contato com a natureza. Aproveite para se conectar com coisas naturais e preencher seu interior.
8 – Agradeça. Seja grato por sua vida, história e tudo o que alcançou.
9 – Viva o momento. Aproveite o agora, ele passa muito rápido.
10 – Siga seu Ikigai. Seja resiliente e determinado com aquilo que escolheu para si.
García e Miralles criaram um meio de cada um preencher seu Ikegai. Dividido em quatro competências : Vida Significativa, Vida Agradável, Vida Plena e Vida Produtiva. Cada uma delas traz questionamentos que devem ser preenchidos de maneira sincera, visando melhorar a vida e a capacidade de quem desperta seu Ikigai.
Vida Significativa : O que é bom para o mundo? Nesta parte analisamos o que está acontecendo a nosso redor e como podemos fazer nossa parte para solucionar questionamentos e problemas do cotidiano coletivo.
Vida Produtiva : O que você é bom em fazer? Aqui começamos a identificar nossos talentos. Seja qualquer ofício, anote tudo aquilo que você consegue exercer.
Vida Agradável : O que você ama fazer? As vontades mais intimas de nosso interior podem nos movimentar a grandes conquistas. Tenha em mente tudo aquilo que você ama, que faz parte de você e aplique isso em seu dia-a-dia.
Vida Plena : O que você pode ser pago para fazer? Identifique todas as suas competências e quais delas podem lhe trazer beneficio financeiro.
O Ikigai é um sistema de auto-administração muito útil. Serve para todos os tipos de caso, seja no planejamento de um casamento, a compra de uma casa, vencer a depressão e para todos os momentos da vida.
Leave a Comment