7 coisas que Joy pode nos ensinar

Entrou em cartaz no Telecine Play o filme Joy : O Nome do Sucesso, estrelado por Jennifer Lawrence e grande elenco que conta a trajetória de Joy Mangano ao sucesso com seu empreendimento: um esfregão chamado Miracle Mop. Parei para assistir novamente e dessa vez listei algumas coisas legais que o filme passa.

Apesar de muitos críticos considerarem o filme piegas, podemos aprender lições com a trajetória de Joy sobre como empreender e os percalços até a colheita dos louros. Joy Mangano hoje é considerada uma das mulheres mais bem sucedidas no ramo das invenções pelo mundo, mas sua história nem sempre foi assim.

Joy Mangano, a inventora do Miracle Mop.
Joy Mangano, a inventora do Miracle Mop.

Joy Mangano sempre teve boas idéias, aos 15 anos imaginou um colar que pudesse proteger animais de serem atropelados nas ruas. Esse colar ela fosforescente e anti-pulgas. Apesar de ser uma ideia incrível, Joy não foi a pioneira a lança-la no mercado, foi uma empresa chamada Hartz Mountain quem obteve os louros sob essa invenção.

Pensando em como perdeu esta oportunidade ela prometeu a si mesma que a próxima ideia que tivesse faria tudo o que conseguisse para patentear. E assim começa a hitória do filme baseado em sua vida e realizado por David O. Russell. Veja a seguir 10 coisas que o filme pode te ensinar:

joy-o-nome-de-sucesso
Jenniffer Lawrence no papel de Joy

Você não tem a vida inteira pela frente, mas tem bons anos ainda para viver.

A avó de Joy, Mimi, lhe diz essa frase logo nos primeiros minutos de filme onde mostra uma mulher de 30 anos que parou de ter idéias inovadoras pois precisa prover os sustento de sua casa e família, uma situação que estamos todos familiarizados. Ela deixou de ir para a faculdade para cuidar de seus pais e seu casamento também não deu certo. Sua realidade era trabalhar todos os dias para manter todos os integrantes de sua casa, até mesmo o ex-marido.

Quando chegamos próximos dos 30 achamos que a vida que temos será a que vamos manter pro resto de nossas vidas. Se você aproveitou ótimo, se não, um infortúnio que seguirá você pra sempre.

Nossa sociedade nos condiciona a acreditar que se não fomos capazes de ter um bom estudo, formação e carreira em juventude não alcançaremos nada na vida após ingressar na vida adulta. E apesar de ser a dura realidade de muitas pessoas, esse conceito engessado nos limita de surpreender aos outros e nós mesmos. Aproveite seus anos, podem não ser muitos mas são seus certo? “A esperança é a ultima que morre”

Boas ideias podem ocorrer quando menos imaginamos, não ignore-as.

Joy tem o primeiro insight de sua criação após um incidente com taças de vinho que caem no chão. Ela pega um esfregão para limpar a sujeira do vinho derramado e se corta ao tirar os cacos de vidro do esfregão.  Com ajuda de sua filha ela desenha sem muita prática sua idéia em folhas de sulfite com giz de cera e leva para seu pai e a namorada dele verem. Apesar de eles não enxergarem o mesmo que ela, Joy pretende arriscar na ideia que teve e começa o planejamento.

Antes de uma idéia se tornar um projeto de sucesso ela foi algo pensado em um momento de necessidade. Se você pensou em algo em algum momento assim não descarte tão rápido. Pondere as possibilidades do que fazer com isso.

Não é vergonha se esforçar

Em uma conversa com sua filha, menina lhe diz que um amigo de escola chamou sua mãe de faxineira, e ela diz a filha “E se eu fosse? Qual o problema? Não é vergonha dar duro.”

Temos um conceito distorcido sobre esforço e desmerecemos os outros em muitos aspectos. Se vemos uma pessoa em situação considerada regular é porque “não se esforça o suficiente” ou até mesmo que “não aproveitou melhor as oportunidades da vida”. Cada um tem seu tempo e seu ofício, a balança não é igual para todo mundo.

Se alguém investe estudo ou competência e em um ano colhe, não significa que todos colherão no mesmo tempo. Muitos fatores devem ser levados em conta antes de dizer se alguém é muito ou pouco esforçado e mesmo os que parecem ter posição privilegiada podem estar pagando um preço do qual talvez outros não pagariam.

Não é vergonha não ter chegado lá ainda. Não é vergonha estar lutando por algo. Não aceite desaforo de ninguém.

joy-o-nome-do-sucesso

Fale quantas vezes tiver de falar

Joy consegue conversar com o responsável de um canal de compras para apresentar seu produto, e ele em uma situação lhe diz que sua emissora fica no ar 24 horas por dia por falar repetidamente as mesmas coisas. Ela até lhe ensina como os apresentadores articulam para vender os produtos, o uso das mãos, a maneira ao falar e a postura.

Essa é uma das lições mais legais desse filme pois devemos insistir em quem somos e no que queremos várias e várias vezes. Não desanime se não foi ouvido na primeira, segunda, décima ou milésima vez… continue! Uma hora vão te escutar e você pode facilitar esse processo de ser ouvido sabendo como articular com as pessoas.

Seja claro, objetivo, educado e cortês. São qualidades para se levar para a vida.

Não deixe que os outros façam o que você deveria estar fazendo

Mesmo o melhor vendedor do mundo não adiantará se você não estiver totalmente ingressado em seu próprio projeto. Esse é o exemplo dado no filme quando o vendedor do canal de compras tem dificuldades com o esfregão criado pro Joy e este não recebe nenhum pedido de venda.

Vendo que precisava dar uma nova e melhor oportunidade a sua ideia ela mesma fez o comercial de seu produto, e alcançou um numero impressionante de ligações querendo comprar o produto no primeiro comercial.

A lição que tiro aqui é, conte com quem você possa contar mas a maior parte quem faz é você.

Uma boa idéia sempre pode ser plajeada, atenção ao que você paga

Quando algo faz muito sucesso sempre abre portas para que seja copiado. E pro muitas vezes as cópias não vem sozinhas… elas são regadas pro inveja, ambição e tudo o que pode destruir seu empreendimento. Cuidado com quem esta ao redor é pertinente na nossa vida, infelizmente nem todo mundo quer te aplaudir.

Essa é uma coisa muito triste mas que acredito que muitos saibam como é o sentimento. Ter algo que é seu roubado ou copiado nos faz nos sentir impotentes e quebrados. Seja quem for que esteja próximo de você e te ajudando em seu projeto, não deixe que te escondam nada, trabalhe com transparência e exija o mesmo comportamento da outra parte.

Não deixe os outros viverem a sua vida

Isso foi uma das coisas que precisei aprender para começar a plantar minhas idéias. Assim como no filme Joy contou com sua família para começar seu empreendimento. E em muitas áreas da vida é assim, contamos com as pessoas para nos auxiliar na vida. Isso de fato é muito bom, ter com quem contar…mas isso também dá margem para que as pessoas tomem a liberdade de atitudes das quais você não tomaria sem a influencia das mesmas.

Saber ouvir conselhos e ser grato ajuda não pode nos tornar reféns das vontades alheias. Eu já passei por muitas situações de não impor minha vontade em coisas minhas por estar em dívida de agradecimento a alguém, e isso é terrível.

Não podemos ser subjugados por alguém só porque este merece sua gratidão. E nem podemos subjugar ninguém por qualquer motivo. A vida pode ser muito melhor na base do companheirismo e do respeito. Saber respeitar o próximo e entender que nem sempre ele fará algo que você indicou/ofereceu/aconselhou não o torna ingrato. Nós oferecemos o que somos, e as pessoas o que são.

Se você oferece mal, mesmo que pensando que era para bem, vai ter um retorno ruim. Mas se oferece bem e luta por isso e entende a limitação do próximo, você receberá muito melhor a prosperidade em sua vida.

telecine

Espero que isso ajuda de alguma forma. Mas para melhor efeito, indico assistiram Joy: O Nome do Sucesso.

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *