Em um momento que o mundo vive uma crise política e social, o 4º SFF entende ser imprescindível refletir as relações humanas, promover o amor, a amizade, os bons sentimentos. Por isso, celebra os 40 anos do lançamento do filme “Hair”, de Milos Forman, e adota como tema “Deixe a Arte Entrar”, alusão à icônica canção deste musical, “Let the Sunshine In” (“Deixe o Sol Entrar” no Brasil). A arte transforma, educa, melhora o ser humano, a sociedade. Vivemos tempos de radicalismos, confrontos, por isso é importantíssimo celebrarmos temas mostrados no filme, como a busca pela paz, pelo respeito às diferenças, pela liberdade”, afirma o diretor do festival, o crítico de cinema e produtor cultural André Azenha. “O cinema, em sua diversidade e encantamento, tem poder imensurável em instigar a reflexão, em expandir nossa percepção de mundo e sociedade”, ressalta a diretora do festival Paula Azenha.
A programação traz um panorama vasto e diversificado do cinema, em gêneros e temas: há documentários, dramas, comédias, animações, terror, doc-drama, aventura, filmes que abordam a infância, a vida adulta, a terceira idade, questões de gênero, raça, produções de diversos estados brasileiros e de países como França, Suécia, Argentina, Japão, Estados Unidos, Colômbia, etc.
Importante: nas sessões do Cine Roxy a retirada gratuita de ingressos sempre ocorrerá uma hora antes de cada sessão. Já no Cine Arte Posto 4, meia hora antes. As oficinas, bate-papos e palestras têm link de inscrição. Detalhes sobre os filmes da Virada Cinematográfica na Cinemateca, e da mostra Agnès Varda serão divulgados no site do evento. Nem todos os filmes da lista abaixo possuem classificação indicativa. Acompanhe diariamente os posts nas redes sociais do festival para ficar atualizado.
PROGRAMAÇÃO SANTOS FILM FEST
QUARTA-FEIRA, 26 DE JUNHO
19h – Calçada da Fama
20h30 – Cerimônia de Abertura + Pré-estreia de Turma da Monica Laços – O Filme (aventura, 97 minutos, Brasil, 2019), com presenças do diretor Daniel Rezende e dos atores Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira.
No filme que adapta a graphic novel escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa. No elenco também estão Rodrigo Santoro, Monica Iozzi e Paulo Vilhena. Sessão para convidados.
Local: Cine Roxy 5.
QUINTA-FEIRA, 29 DE JUNHO
15h30 – Bate-papo “A Arte da Atuação”
Com Ondina Clais e Luciano Quirino.
Local: Sesc Santos.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehOH-y8L4YUUoUY9p9uR_HSfIc33Geo3QR8iSPT8OqYb40Mw/viewform
16h – Mostra Humanidades
Mocinho e Bandido
De Gutto Bozzetti. (Drama, 15 minutos, Brasil, 2018)
Dois adolescentes de periferia são parados em uma batida policial. Róbson, o mais novo, apresenta um atestado de matrícula escolar e é liberado, mas Maicon não tem o mesmo documento.
Confira a classificação indicativa
Outsider
Título original: L’outsider (Suspense, 117 minutos, França, 2017).
De Christophe Barratier.
Principal nome em uma das maiores fraudes bancárias da história mundial, Jérôme Kerviel, um jovem ainda comerciante, acabou por se tornar extremamente famoso após participar do escândalo na instituição financeira parisiense Société Générale. As atividades fraudulentas foram responsáveis por um enorme rombo na bolsa, em 2008, quando a crise mundial ainda engatinhava.
Classificação indicativa Livre.
Local: Cine Arte Posto 4
– Retirada de ingressos meia hora antes da sessão.
18h30 – Mostra Humanidades
A Bicicleta
De Milena Ribeiro (Ficção, 12 minutos, Brasil, 2019)
Diante da violência em casa, o único refúgio para os irmãos Clara e Marcelo é a fantasia.
Classificação indicativa 18 anos.
https://vimeo.com/298160017/2982c7b385
Bike Vs Carros (Documentário, 121 minutos, Suécia, 2015)
De Fredrik Gertten.
Em tempos de uma crise generalizada, é necessário relacionar algumas discussões no que tange ao clima, recursos naturais e cidades. A indústria automobilística cresce desenfreadamente. Ciclistas militantes buscam mudanças radicais na mobilidade das grandes cidades. As diferenças no uso de bicicletas e de carros são gritantes em comparação entre algumas cidades, como São Paulo e Copenhague.
Classificação indicativa livre.
Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-235906/trailer-19545061/
Local: Cine Arte Posto 4
Retirada de ingressos meia hora antes.
19h30 – Mostra Competitiva
Admirável Mundo Destro (Documentário, 25 minutos, Brasil, 2018)
De Luiza Leal.
Em um mundo planejado para pessoas destras, a minoria canhota experimenta a vida ao contrário. O documentário visita cidades no Brasil e na Europa para mostrar o cotidiano em comum de quem nasceu à esquerda da sociedade e refletir sobre como o lado esquerdo tem sido associado ao mal na história da humanidade.
Classificação indicativa 14 anos.
A Roda da Vida (Ficção, 90 minutos, Brasil, 2018)
De William Alves e Zefel Coff.
Durante a apresentação de uma trupe de artistas de rua, Osmar desperta para as possibilidades de sua existência. Ele experimenta a vida de um rico empresário e de um morador de rua que se torna um grande artesão. Entre essas duas realidades um mundo sutil se manifesta.
Confira a classificação indicativa.
Local: Cine Roxy 4.
Retirada de ingressos uma hora antes.
21h – Mostra Humanidades
Tea For Two (Drama, 25 minutos, Brasil, 2018)
Com presença da diretora Julia Katharine.
Silvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da sua ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece uma outra mulher que a fascina. O curta foi o primeiro filme dirigido por uma pessoa trans a ser exibido comercialmente nos cinemas brasileiros.
Classificação indicativa 12 anos.
Lembro Mais dos Corvos (Híbrido, 80 minutos, Brasil, 2019)
Com presença da Atriz Julia Katharine.
De Gustavo Vinagre. Com Julia Katharine.
Júlia conta histórias para atravessar uma noite de insônia.
Classificação indicativa livre.
Local: Cine Arte Posto 4.
Retirada de ingressos meia hora antes.
22h – Mostra Competitiva
The Pink Panther Boite (Documentário, 23 minutos, Brasil, 2019)
De Kauê Nunes Melo
Nunca houve uma boate como a The Pink Panther.
Primeiro, porque era a única localizada em frente à praia, ao contrário de todos os clubes noturnos da cidade de Santos que se concentravam no centro da cidade. Segundo, por ser a joia da coroa do entretenimento adulto na cidade, um ambiente em que casais de família iam jantar e assistir espetáculos musicais, stripteases e shows eróticos, além de ter sido o palco para o surgimento de várias estrelas trans da época como Gretta Star e Roberta Close.
The Pink Panther Boite era a verdadeira divisa moral da cidade.
Confira a classificação indicativa.
Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto(Documentário, 81 minutos, Brasil, 2018)
De Pedro Gui.
Conta a vida e a trajetória artística da popular e irreverente vedete brasileira Rogéria a partir da dualidade entre o artista e a personagem, entre Rogéria e Sr. Astolfo. Passando por todos os momentos da vida da transformista, o filme mescla dramatizações de etapas de sua vida e depoimentos de artistas brasileiros, como Bety Faria, Jô Soares, Bibi Ferreira, Aguinaldo Silva, entre outros. Atual, provocante e sensível, o longa trata de temas bastante abordados no mundo de hoje, como as questões de gênero, preconceito e afirmação de direitos no Brasil.
Classificação indicativa 12 anos
Local Cine Roxy 5.
Retirada de ingressos uma hora antes.
SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO
16h – Mostra Humanidades
Cidadãos Invisíveis (Documentário, 24 minutos, Brasil, 2019)
De Paulo Dumaresq.
O curta documental lança luz sobre a invisibilidade pública ao retratar a vida de três cidadãos que fazem da rua a sua morada ou local de trabalho, no Centro Histórico de Natal.
Confira a classificação indicativa.
Trailer: https://vimeo.com/330448862
Makala
Título original: Makala (Documentário, 96 minutos, França, 2017).
De Emmanuel Gras.
No Congo, um jovem aldeão espera oferecer um futuro melhor para sua família. Tem como recursos suas armas, o mato circundante e uma forte vontade. Começando em estradas perigosas e exaustivas para vender o fruto de seu trabalho, ele descobrirá o valor de seu esforço e o preço de seus sonhos.
Classificação indicativa livre.
Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-255697/trailer-19556669/
Local Cine Arte Posto 4
Retirada de ingressos meia hora antes.
18h30 – Mostra Humanidades
Tempo de Pai (Documentário, 10 minutos, Brasil ,2019)
De Diany de Jesus e Joice Rodrigues
Aborda a relação entre pai e filha contando a história de Edmundo e Beatriz. Após a morte da figura materna da família, a relação dos dois se reinventa, criando uma forte ligação de cumplicidade.
Confira a classificação indicativa.
Trailer: https://vimeo.com/332127119
Temporada (Ficção, 113 minutos, Brasil, 2019)
De André Novais Oliveira.
Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.
Classificação indicativa 10 anos.
Local: Cine Arte Posto 4.
Retirada de ingressos meia hora antes.
19h – Lançamento da Exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego no Cinema: Uma Homenagem + Bate-papo + Virada Nerd com Café da Manhã
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos
19h30 – Mostra Competitiva
Nossa Terra (Documentário, 20 minutos, Brasil, 2018)
De Samuel Moreira.
Mostra o fortalecimento dos índios Xokleng por meio do resgate cultural, educação qualificada e o ensino da língua materna dentro do currículo escolar.
Confira a classificação indicativa.
Eduardo Galeano Vagamundo (Documentário, 70 minutos, Brasil, 2018)
De Felipe Nepomuceno
Um filme dos abraços, para o maior contador de histórias da América Latina.
Confira a classificação indicativa.
Local Cine Roxy 4.
Retirada de ingressos uma hora antes.
21h – Mostra Humanidades
Para Minha Gata Mieze (Terror, 25 minutos, Brasil, 2018)
De Wesley Gondim.
Francisco é um jovem veterinário que em horas vagas cuida de gatos abandonados. Um dia ele começa a ser perseguido por homofóbicos…
Classificação indicativa 16 anos.
Trailer: https://vimeo.com/281510743
Just a Normal Person (Documentário, 58 minutos, Suécia, 2015)
Título original: En vanlig fucking människa
De Malin Björkman-Widell.
Algumas pessoas nascem no corpo errado. Sam é um deles. Este tocante filme é sobre o direito de toda e qualquer pessoa de ser quem ela realmente é. Este filme é a história de Sam.
Confira a classificação indicativa.
Trailer: https://vimeo.com/256997822
Local Cine Arte Posto 4
Retirada de ingressos meia hora antes.
22h – Mostra Competitiva
Cinquenta – Brevíssima História das Nossas Gentes Contada Por Algumas Lentes (Documentário, 20 minutos, Brasil, 2019)
De Gilson de Melo Barros.
Panorama sobre os cinquenta anos do Teatro Experimental de Pesquisas através de farto material imagético-documental. Fotos, cartazes, imprensa, fragmentos de espetáculos e trabalhos audiovisuais narram, através de suas fontes, a história do grupo e o tempo por ele a passar.
Confira a classificação indicativa.
Bando, Um Filme de (Documentário, 97 minutos, Brasil, 2018)
De Lázaro Ramos; Thiago Gomes.
A história do grupo teatral baiano Bando de Teatro Olodum, que desde 1990 leva aos palcos espetáculos com atrizes e atores negros se tornando um símbolo de identidade brasileira, com um discurso estético, político e social.
Confira a classificação indicativa.
Trailer: https://vimeo.com/269278124
Local: Cine Roxy 5
Retirada de ingressos uma hora antes.
SÁBADO, 29 DE JUNHO
9h – Oficina de Desenvolvimento de Projetos e Marketing Cultural
Com Equipe da Selo Criativo
Local: Open House Idiomas.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepdX0w8NxiTe43dsgfqA-QiaKkOdq3jgSOOESTUvp82WWpTw/viewform
14h – Oficina de Roteiro e Storytelling
Com Bruna Berthond.
Local: Open House Idiomas.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSRN5Uj66YAdEng3zgvG6GoMs1fSZ3onPplFpURy8LIJq-Xg/viewform
15h – Inauguração Exposição “Uma Viagem Pelos Personagens de Filmes Infantis”
15h – Inauguração do Cantinho da Leitura Turma da Mônica
Com presenças de cosplayers
16h – Oficina de Desenho de Personagens Infantis
Com Denis Dym Freitas e Mosh Escola de Arte.
Local: Shopping Pátio Iporanga.
16h – Homenagem a Agnès Varda
Local: Cine Arte Posto 4.
Retirada de ingressos meia hora antes.
16h – Santistas do Mundo – Bate-papo com cineasta Rodrigo Bernardo
Local: Cine Roxy 4.
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaXYiN_3F_aAfyM9EwbnLy_yQmorV0DDQ9jOGwSfLiAJncBA/viewform
18h30 – Mostra Humanidades
Desmemórias de Isabela (Animação, 10 minutos, Brasil, 2018)
De Ana Sakajiri.
A vida segue seu rumo normal para um grupo de jovens estudantes em uma faculdade, mas para Isabela isso é diferente. Podendo atravessar entre a realidade e a memória ela recolhe informações do passado. Certo dia, para ajudar sua amiga Karen, ela entra novamente nesse mundo alternativo, mas será que ela deveria mesmo mexer com isso?
Confira a classificação indicativa
Retrospectiva Angela Zoé | Betinho, A Esperança Equilibrista (Documentário, 90 minutos, Brasil, 2015)
De Angela Zoé.
Aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 80 foi contaminado pelo HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que nos revelam um personagem essencial na História do Brasil.
Classificação indicativa livre.
Leave a Comment