Filmes completando 30 anos em 2017 – Parte 1

Eu amo assistir filmes. Trocaria muitas atividades para poder fazer mais maratonas no sofá com muita pipoca, e amigos e ficar debatendo coisas de cinema. E esse ano tem muito filme famoso completando 30 anos junto de mim!

Resolvi então separar 30 títulos que estavam em cartaz no ano de 1987, ano em que nasci. Entre eles tem meus favoritos, os que bombaram e até mesmo aqueles que não se saíram muito bem.

Como são muitos filmes decidimos dividir em algumas partes, veja abaixo os 10 primeiros:

Spaceballs : Um Louco Solto no Espaço

A paródia de Mel Brooks sobre a saga Star Wars é uma obra prima da comédia dos anos 80. Eu Amo! A genialidade do roteiro é tamanha que o filme cativou fãs da saga e pessoas que nem sabiam de onde se origina o filme.

A história de Lone Star, seu fiel amigo Baba e da princesa Vespa é repleta de referências e piadas leves e descontraídas, que nos fazem gargalhar. O grande vilão, o presidente ditatorial Skroob é interpretado pelo próprio diretor, que também personifica o pequenino e sábio Yoghurt.

Para auxiliar Skroob, o incrível Rick Moranis interpreta Dark Helmet, um mestre poderoso na Salsicha que satiriza o vilão Darth Vader. Os personagens secundários também tornam o filme sensacional, e uma comédia obrigatória para qualquer pessoa que goste de Star Wars assistir.

Os fãs do longa sempre desejaram uma segunda parte, para dar continuidade as histórias do Poder da Salsicha.

Filmes completando 30 anos em 2017 robocop

Robocop : O policial do Futuro

Uma grande crítica social revestida de ficção científica, Robocop é um dos mais influentes filmes do gênero até hoje. Contando a história de Alex J. Murphy, um policial honesto em uma das cidades mais perigosas dos Estados Unidos. A Detroit do filme beira o desespero enquanto crises financeiras e criminalidade se amontoam, e no meio de tudo isso uma empresa privada vem trazendo uma solução milagrosa. a OCP (Omni Consumer Products) prepara uma leva de robôs preparados para combater o crime e tirar os policiais de seus cargos.

Como isso não é bem visto entre o público, a empresa resolve transformar Murphy, recém baleado até quase a morte, em um ciborgue preparado para qualquer tipo de problema… desde que eles decidam quais serão os problemas.

Com esta sinopse, o filme encara de frente situações como autoritarismo, corrupção, ganância, mídia e privatização, sem perder o foco da ação e com o protagonista sempre carismático, o que rendeu a ele o título de um dos melhores filmes de 1987.

Máquina Mortifera

“Eu estou velho demais para isso”.

A frase, celebrada por Danny Glover no papel do sargento Roger Murtaugh, é um ícone entre os filmes de ação. Perto de sua aposentadoria, Roger acaba sendo colocado junto ao rebelde sargento Martin Riggs, um antigo combatente das forças especiais com desejos suicídas.

Após ser contactado por um antigo amigo da polícia, Murtaugh se vê envolvido em um caso de homicídio que acaba sendo muito mais complexo do que ele esperava. A dupla ainda voltaria diversas outras vezes, tamanho o sucesso do filme, e é um dos filmes mais lembrados da época.

O Milagre Veio do Espaço

Um filme leve, simpático e bem divertido, O Milagre veio do espaço inicialmente seria uma histórinha para o programa de televisão Amazing Stories. Foi a visão de seu produtor, ninguém menos que Steven Spielberg, que levou esse longa aos cinemas e fez um enorme sucesso.

O filme conta a história de um grupo de moradores pobres de uma região de Nova York que lutam para manter suas casas, enquanto um inescrupuloso corretor de imóveis tenta demolir o prédio pensando apenas no lucro que ele geraria.

Quando apenas um milagre poderia salvar os moradores, eis que do espaço surge a resposta: Pequenos robôs-alienígenas os ajudam a salvar suas casas e suas vidas. Um filme muito emocionante, mostra alienígenas como amigos, ao contrário do que era comum na época, e é uma verdadeira aula de humanidade.

filmes-de-1987-completando-30-anos-hellraiser

Hellhaiser

Da mente doentia de Clive Barker surge esse ícone do Horror. Hellraiser tem cenas fortes e trata de temas como Sadomasoquismo, stress e medo. Frank Cotton, um pervertido sexual decide comprar um cubo mágico estranho, conhecido como “Configuração do Lamento”, cujas lendas dizem que aqueles que conseguem resolver são transportados a um reino de prazer inimaginável.

O que ele não sabia é que ao faze-lo, ele libertaria os Cenobitas, criaturas deformadas com definições de prazer bem diferentes das de Cotton. Após ser levado a uma eternidade de dor no reino dos Cenobitas, ele é trazido de volta após sangue cair no local onde ele foi levado, porém ele volta como uma criatura esquelética e sem pele.

Ele tenta buscar mais sangue para voltar a ser como era anteriormente, mas os Cenobitas vão atras dele para cumprir seu acordo. Vale muito a pena para todos os fãs de horror!

Os Garotos Perdidos

Este filme de terror é uma das melhores visões sobre vampiros até hoje. O clima punk-gótico revelado no filme é uma grande fonte de inspirações para livros e filmes sobre o tema, sendo uma das melhores referências para o jogo de RPG Vampiro a Máscara, um dos mais famosos do gênero.

No filme, os irmãos Sam e Michael eram adolescentes comuns até se mudarem para a Califórnia. Lá, ao perceber a mudança de comportamento de seu irmão, Sam começa a achar estranho o novo grupo de amigos de Michael, liderados por David (Kiefer Sutherland). Na verdade, o grupo é formado por vampiros interessados em curtir a vida, e seu objetivo é transformar Michael em um dos seus. Esse filme é obrigatório para fãs do gênero!

O Sobrevivente

Baseado no livro de Stephen King “The Running Man”, o filme estrelado por Arnold Schwarzenegger é uma excelente opção de ação com ficção científica. Passado em um futuro distópico, em que o governo mantém a população alienada transmitindo milhares de programas de jogos, ao mesmo tempo em que censura qualquer atividade cultural, o programa favorito da audiência é o sádico torneio de gladiadores chamado The Running Man.

Forçado a participar do programa, o ex-piloto de helicóptero Ben Richards, preso injustamente, fará o possível para sobreviver e tentar provar sua inocência.

filmes-de-1987-completando-30-anos-masters-of-the-universe

Masters of the Universe

Os anos 80 foram recheados de coisas boas. Esta não é uma delas. Baseado na linha de bonecos He-Man and the Masters of the Universe, o filme estrelado por Dolph Lundgreen não faz o menor sentido, além de ser uma adaptação de péssimo gosto.

Nele, graças a um sintetizador dimensional Principe Adam e os outros acabam sendo trazidos para a Terra, onde Esqueleto rapidamente tenta tomar o poder (com direito a desfile em carro alegórico). Vale a pena ver pois se tornou um clássico cult, mas não tenha expectativas muito elevadas sobre este filme.

Três Solteirões e um Bebê

Esta comédia é velha conhecida de quem assistia Sessão da Tarde e conta a história de três amigos solteirões e bem de vida que dividem um apartamento.

Estrelado por Tom Selleck, Steve Guttenberg e Ted Danson, o filme foi o primeiro dirigido por Leonard Nimoy, o eterno Senhor Spock, e é simplesmente brilhante. Enquanto Jack (Ted Danson) está trabalhando na Turquia, seus dois amigos encontram uma cestinha com um bebê, fruto de um dos vários romances de Jack. Até o amigo regressar, os dois tentam lidar com a situação enquanto a vida deles vira de ponta cabeça.

Um Hospede do Barulho

Outro filme da Sessão da Tarde é essa comédia infanto-juvenil que nos apresenta a família Henderson. Ao voltar das férias eles acabam atropelando um estranho animal. Acontece que na verdade esse animal é o lendário Pé-Grande, que não é nem um pouco animalesco e se apresenta como Harry, que aos poucos vai ganhando seu lugar na família. O único problema dos Henderson é ter que esconder Harry das autoridades a qualquer custo!

O que achou dessa primeira parte? Já assistiu algum? Lembrou de algum filme? Conta pra mim!

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.

More Reading

Post navigation

9 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *