Se você ainda está em dúvida sobre o que fazer neste final de semana, dias 27 e 28 de abril, em São Paulo, fear no more! No Centro de Convenções São Luis, estará rolando o Diversão Offline, o maior evento de jogos de tabuleiro e RPG da América Latina. Apenas isso, já seria motivo suficiente para correr pra lá, mas, se você precisa de outras razões, veio ao lugar certo. Dentre as inúmeras atividades das quais você pode participar e experiências que você pode viver na convenção, separamos dez dicas que irão te convencer, de uma vez por todas, que o Diversão Offline é o lugar para se estar neste fim de semana.
1- Assistir a demonstração de jogos inéditos e projetos originais
O DOFF já atingiu uma relevância tão grande no cenário de jogos analógicos no Brasil que muitas empresas coordenam seus calendários de lançamento com as datas do evento.
Dessa forma, quem visita o Diversão Offline tem a possibilidade de fazer parte do primeiro grupo a ter contato com jogos inéditos de várias editoras. Há também a famosa Área de Protótipos, que permite ao público testar e criticar (de forma construtiva) os projetos de autores independentes.
2- Conhecer e jogar com gamedesigners internacionais
Como de costume, o DOFF deste ano irá trazer designers de jogos de fora do Brasil para proporcionar ao público uma perspectiva mais ampla sobre o hobby. Nesta edição, os convidados são: Michael Shinall, criador do A Song of Ice and Fire, e Roberto Fraga, co-criador do Captain Sonar. Eles passam o dia rodando pelo evento, conversando com a galera e, é claro, jogando também. Vai perder essa oportunidade?
3- Ver discussões sobre o mercado, na área de palestras
A agenda de palestras do DOFF sempre vem com assuntos relevantes para públicos distintos. Já foi possível conferir painéis sobre a adaptação de jogos para pessoas com deficiências, sobre o público LGBT, entre outros. Nesta edição, a proposta é discutir o mercado de jogos analógicos como um todo. Os visitantes poderão aprender sobre
financiamento coletivo, produção independente, os jogos como ferramenta de desenvolvimento social e muito mais.
4- Aproveitar descontos e promoções exclusivas
Grande parte das empresas que fazem seus estandes nos corredores do Diversão Offline oferecem produtos a preços incríveis, impossíveis de encontrar em outro momento. Muita gente espera o DOFF para adquirir jogos, artigos, camisetas e muito mais com promoções exclusivas. Não há hora melhor para adquirir aquele produto que você está desejando há algum tempo.
5- Participar da maior concentração de fãs de jogos de mesa, no Brasil
Você não vai encontrar, no Brasil, um evento com maior número de fãs de jogos de tabuleiro. No ano passado, foram 5 mil pessoas e, nesta edição, a expectativa é ainda maior. O DOFF é o melhor lugar para conhecer e se conectar com uma galera enorme que compartilha dos mesmos gostos e hobbies que você.
6- Presenciar a reunião das principais empresas do mercado
Como já foi dito anteriormente, o DOFF agora já faz parte do calendário anual das principais empresas do mercado. Elas se encontram no Diversão Offline, criando um ambiente de networking e cooperação como nunca se viu igual no cenário brasileiro de jogos analógicos. E você, visitante, pode testemunhar tudo isso de perto.
7- Ver um grande encontro dos fãs com os criadores de jogos e de conteúdo
O DOFF reúne todo o cenário de jogos de forma muito completa. Desde a origem, com autores e designers, empresas que realizam a produção e comercialização dos jogos, os fãs e consumidores desses produtos, e também a galera que testa e produz conteúdo sobre esses jogos. Este é o momento em que o fã encontra a pessoa que idealizou e construiu o produto que ele tanto gosta. É o momento em que o criador pode conversar com pessoas
comuns que consomem o produto que ele desenhou e produziu com tanto cuidado. É o um momento único e mágico que só quem testemunha pode descrever.
8- Participar de atividades exclusivas nos estandes
Os estandes não servem apenas para vender produtos maravilhosos a preços super legais. Eles, muitas vezes, vêm com atividades muito divertidas e muito entretenimento para quem os visita. Por exemplo, no ano passado, houve uma versão gigante de Jenga com um super prêmio para quem chegasse mais alto sem derrubar a torre. Foi incrível!
9- Poder descobrir como trabalhar nesse mercado
Como o foco das palestras desta edição é mercadológica, a expectativa é de que o visitante que sonha em fazer parte desse meio, seja como autor ou se juntando a uma editora, tenha uma visão completa do caminho necessário para alcançar este objetivo. Um dos propósitos do Diversão Offline é, e sempre será, influenciar e ajudar a construir diariamente o mercado de jogos de mesa no Brasil (e no mundo).
10- Ver o futuro do hobby se formando
Com atividades e programação que atrai também as crianças, o DOFF também tem se tornado ponto de encontro dessa nova geração de gamers e fãs do hobby. Os visitantes, de todas as idades, podem conhecer e testemunhar como será o futuro dos jogos através das reações e escolhas tomadas pelas crianças que frequentam o evento. Que privilégio, não é?
E você, que já é frequentador do Diversão Offline, o que adicionaria à esta lista?
Leave a Comment